Conheça as principais franquias que surgiram no Playstation 2
A Sony anunciou que está parando a produção do PS2, marcando assim o final do ciclo de vida do aparelho. Em meio a tantas lembranças boas, talvez as melhores tenham sido a do nascimento de franquias marcantes. Grande parte delas rendem jogos até hoje. Confira algumas das principais:
God of War (2005)
Provavelmente uma das franquias que melhor simboliza a marca PlayStation atualmente, as aventuras de Kratos em God of War começaram de maneira simples no PlayStation 2. Tratava-se apenas de mais um jogo de ação, mas seu grande apelo mitológico, jogabilidade frenética e violência sem igual o levaram a um patamar como se já houvesse nascido entre os maiores deuses do mundo dos jogos.
Devil May Cry (2001)
Inicialmente um protótipo de Resident Evil 4 onde Leon S. Kennedy ganharia super poderes, Devil May Cry tornou-se uma série de ação que caiu nas graças do público hardcore. Infelizmente a aclamação não impediu os altos e baixos da franquia, ora com geniais títulos de ação, ora com jogos abaixo do esperado. Agora a Capcom irá lançar um reboot da série com DmC: Devil May Cry, mas suas origens serão sempre lembradas no PlayStation 2.
Monster Hunter (2004)
Apesar de ter ganho sua imensa fama no PSP, o jogo de caçadas da Capcom iniciou sua carreira ainda no PlayStation 2. Trazendo sua natureza viciante, Monster Hunter foi um dos primeiros títulos online do console da Sony que cativavam e convenciam as pessoas a se conectarem - hábito normalmente reservado para o PC. Os servidores encerraram seu funcionamento ainda em 2007.
Kingdom Hearts (2002)
Um dos projetos mais inesperados do PlayStation 2, Kingdom Hearts unia dois improváveis universos: o da Square Enix, com personagens de Final Fantasy, e o da Disney, com nomes imortais como Mickey, Donald e Pateta. Um jogo que tinha tudo para enfrentar ferrenha resistência e preconceito acabou se tornando uma série de incrível sucesso, sendo que seus dois primeiros capítulos são exclusivos do console da Sony.
Ratchet & Clank (2002)
Em um console sem mascotes, títulos como Ratchet & Clank e Jak & Daxter tiveram um grande papel em introduzir o público jovem aos videogames. Ratchet & Clank ficou conhecido por sua jogabilidade, que mesclava partes plataforma e tiro em terceira pessoa, trazendo ainda um sagaz humor entre os protagonistas. Até hoje a série ainda dá seus pulinhos no PlayStation 3.
Fatal Frame (2001)
Após grandes títulos como Resident Evil e Silent Hill, um outro jogo marcou seu nome no ramo dos jogos de terror: Fatal Frame. De posse apenas de uma câmera fotográfica que podia "ferir" fantasmas, jogadores exploravam uma mansão mal-assombrada no papel de uma frágil menina. Diferente das séries Silent Hill ou Clock Tower, apenas quem jogou Fatal Frame sabe o que é sentir medo diante de um game.
ICO (2001)
É difícil chamar ICO de franquia, já que os títulos do estúdio Team ICO parecem isolados. Porém, os fãs veem ligações entre ICO, Shadow of the Colossus e The Last Guardian. Essa série de jogos artísticos nasceu no início do PlayStation 2, com a história de um garoto, dito amaldiçoado, que encontra uma menina chamada Yorda. Sem se comunicarem, eles tentam escapar de um macabro castelo, apenas confiando um no outro.
Okami (2006)
Quando gráficos em cel-shading, que dão certa aparência de desenho animado aos jogos, já estavam se tornando raros no mercado, a Capcom trouxe um dos títulos esteticamente mais bonitos do PlayStation 2. Okami utilizava a técnica para lembrar antigas pinturas japonesas, trazendo uma divindade em forma de lobo: Amaterasu. Vale lembrar que o game recebeu recentemente uma versão em HD para a PSN.
Yakuza (2005)
Uma das mais populares séries da Sega atualmente, Yakuza começou o seu legado no console da Sony como um título tipicamente japonês, mas acabou conquistando até mesmo o ocidente. No papel de Kazuma Kiryu, um ex-membro da máfia japonesa, usuários exploravam alguns dos locais mais barra-pesada do Japão para recuperar sua honra, seus amigos e o dinheiro roubado da família.
Katamari Damacy (2004)
Um dos motivos pelos quais tantas séries brilhantes nasceram no PlayStation 2 é porque muitos produtores não precisavam se segurar, poderiam criar qualquer coisa. Katamari Damacy é um exemplo de série bizarra que não poderia ter nascido em nenhum outro lugar. Rolando uma bola gigante que poderia grudar tudo pela frente, jogadores se divertiam enchendo o céu com estrelas feitas das coisas estranhas que coletavam.
via Tech Tudo
Category: Games, Noticias, PlayStation 2
0 comentários