Conheça as principais franquias que surgiram no Playstation 2

Thaylan Sk | 10:16 | 0 comentários


Sony anunciou que está parando a produção do PS2, marcando assim o final do ciclo de vida do aparelho. Em meio a tantas lembranças boas, talvez as melhores tenham sido a do nascimento de franquias marcantes. Grande parte delas rendem jogos até hoje. Confira algumas das principais:
God of War foi uma das maiores franquias a nascer no PlayStation 2 (Foto: Hooovah's Blog)God of War foi uma das maiores franquias a nascer no PlayStation 2 (Foto: Hooovah's Blog)
God of War (2005)
Provavelmente uma das franquias que melhor simboliza a marca PlayStation atualmente, as aventuras de Kratos em God of War começaram de maneira simples no PlayStation 2. Tratava-se apenas de mais um jogo de ação, mas seu grande apelo mitológico, jogabilidade frenética e violência sem igual o levaram a um patamar como se já houvesse nascido entre os maiores deuses do mundo dos jogos.
Kratos se tornou sinônimo de PlayStation nos dias de hoje (Foto: IGN)Kratos se tornou sinônimo de PlayStation nos dias de hoje (Foto: IGN)
Devil May Cry (2001)
Inicialmente um protótipo de Resident Evil 4 onde Leon S. Kennedy ganharia super poderes, Devil May Cry tornou-se uma série de ação que caiu nas graças do público hardcore. Infelizmente a aclamação não impediu os altos e baixos da franquia, ora com geniais títulos de ação, ora com jogos abaixo do esperado. Agora a Capcom irá lançar um reboot da série com DmC: Devil May Cry, mas suas origens serão sempre lembradas no PlayStation 2.
Devil May Cry conquistou uma legião de fãs que acompanham a série até hoje (Foto: IGN)Devil May Cry conquistou uma legião de fãs que acompanham a série até hoje (Foto: IGN)
Monster Hunter (2004)
Apesar de ter ganho sua imensa fama no PSP, o jogo de caçadas da Capcom iniciou sua carreira ainda no PlayStation 2. Trazendo sua natureza viciante, Monster Hunter foi um dos primeiros títulos online do console da Sony que cativavam e convenciam as pessoas a se conectarem - hábito normalmente reservado para o PC. Os servidores encerraram seu funcionamento ainda em 2007.
A única coisa melhor que caçar monstros, é caçar monstros com amigos (Foto: IGN)A única coisa melhor que caçar monstros, é caçar monstros com amigos (Foto: IGN)
Kingdom Hearts (2002)
Um dos projetos mais inesperados do PlayStation 2, Kingdom Hearts unia dois improváveis universos: o da Square Enix, com personagens de Final Fantasy, e o da Disney, com nomes imortais como Mickey, Donald e Pateta. Um jogo que tinha tudo para enfrentar ferrenha resistência e preconceito acabou se tornando uma série de incrível sucesso, sendo que seus dois primeiros capítulos são exclusivos do console da Sony.
O protagonista Sora luta contra Cloud de Final Fantasy 7 (Foto: IGN)O protagonista Sora luta contra Cloud de Final Fantasy 7 (Foto: IGN)
Ratchet & Clank (2002)
Em um console sem mascotes, títulos como Ratchet & Clank e Jak & Daxter tiveram um grande papel em introduzir o público jovem aos videogames. Ratchet & Clank ficou conhecido por sua jogabilidade, que mesclava partes plataforma e tiro em terceira pessoa, trazendo ainda um sagaz humor entre os protagonistas. Até hoje a série ainda dá seus pulinhos no PlayStation 3.
Ratchet & Clank eram como a porta de entrada para jogos de tiro mais complexos (Foto: IGN)Ratchet & Clank eram como a porta de entrada para jogos de tiro mais complexos (Foto: IGN)
Fatal Frame (2001)
Após grandes títulos como Resident Evil e Silent Hill, um outro jogo marcou seu nome no ramo dos jogos de terror: Fatal Frame. De posse apenas de uma câmera fotográfica que podia "ferir" fantasmas, jogadores exploravam uma mansão mal-assombrada no papel de uma frágil menina. Diferente das séries Silent Hill ou Clock Tower, apenas quem jogou Fatal Frame sabe o que é sentir medo diante de um game.
Para muitos, Fatal Frame é o ápice dos jogos de terror (Foto: IGN)Para muitos, Fatal Frame é o ápice dos jogos de terror (Foto: IGN)
ICO (2001)
É difícil chamar ICO de franquia, já que os títulos do estúdio Team ICO parecem isolados. Porém, os fãs veem ligações entre ICO, Shadow of the Colossus e The Last Guardian. Essa série de jogos artísticos nasceu no início do PlayStation 2, com a história de um garoto, dito amaldiçoado, que encontra uma menina chamada Yorda. Sem se comunicarem, eles tentam escapar de um macabro castelo, apenas confiando um no outro.
ICO e sua "sequência", Shadow of the Colossus, emocionam até hoje (Foto: IGN)ICO e sua "sequência", Shadow of the Colossus, emocionam até hoje (Foto: IGN)
Okami (2006)
Quando gráficos em cel-shading, que dão certa aparência de desenho animado aos jogos, já estavam se tornando raros no mercado, a Capcom trouxe um dos títulos esteticamente mais bonitos do PlayStation 2. Okami utilizava a técnica para lembrar antigas pinturas japonesas, trazendo uma divindade em forma de lobo: Amaterasu. Vale lembrar que o game recebeu recentemente uma versão em HD para a PSN.
Okami é um exemplo de arte superando qualquer limitação de hardware (Foto: IGN)Okami é um exemplo de arte superando qualquer limitação de hardware (Foto: IGN)
Yakuza (2005)
Uma das mais populares séries da Sega atualmente, Yakuza começou o seu legado no console da Sony como um título tipicamente japonês, mas acabou conquistando até mesmo o ocidente. No papel de Kazuma Kiryu, um ex-membro da máfia japonesa, usuários exploravam alguns dos locais mais barra-pesada do Japão para recuperar sua honra, seus amigos e o dinheiro roubado da família.
A forte base oriental não impediu Yakuza de se tornar sucesso no ocidente (Foto: IGN)A forte base oriental não impediu Yakuza de se tornar sucesso no ocidente (Foto: IGN)
Katamari Damacy (2004)
Um dos motivos pelos quais tantas séries brilhantes nasceram no PlayStation 2 é porque muitos produtores não precisavam se segurar, poderiam criar qualquer coisa. Katamari Damacy é um exemplo de série bizarra que não poderia ter nascido em nenhum outro lugar. Rolando uma bola gigante que poderia grudar tudo pela frente, jogadores se divertiam enchendo o céu com estrelas feitas das coisas estranhas que coletavam.
via Tech Tudo
Katamari Damacy unia o bizarro e divertido no PlayStation 2 (Foto: IGN) (Foto: Katamari Damacy unia o bizarro e divertido no PlayStation 2 (Foto: IGN))Katamari Damacy unia o bizarro e divertido no PlayStation 2 (Foto: IGN)

Category: , ,

0 comentários