Tecnologia PowerByProxi promete facilitar a recarga sem fio de gadgets
- Sistema usa carregamento “livre”, não exigindo que os dispositivos fiquem tão próximos uns dos outros para alcançar eficiência máxima de carga
A PowerbyProxi desenvolveu uma tecnologia que ela diz poder carregar, via wireless, pilhas AA, smartphones e até mesmo fones de ouvido - tudo ao mesmo tempo.
A empresa afirma que a nova tecnologia sem fio de carregamento melhora o atual padrão Qi (pronuncia-se "tchi") da indústria tecnológica, que atualmente é o utilizado em produtos que vão de simples pads de recarga até alto-falantes.
O criador do Qi, o Wireless Power Consortium, disse que produtos de cerca de 140 empresas estão certificadas como compatíveis com o padrão. A PowerbyProxi demonstrou sua tecnologia, ainda não incluída em qualquer produto do mercado, na palestra Digital Experience da Pepcom, na CES desta semana.
Greg Cross, cofundador e presidente da PowerbyProxi, disse que a tecnologia sem fio de sua empresa usa o carregamento “livre”, que, ao contrário da tecnologia Qi mais restritiva, não exige que os dispositivos fiquem tão próximos uns dos outros para alcançar a eficiência máxima de carga. Cross disse que pads de carga, boxes e outros produtos com a tecnologia PowerbyProxi são esperados para chegar dentro de um ano a 18 meses.
Numa apresentação na CES, Cross moveu um smartphone Nokia em torno da superfície de um pad de carregamento para demonstrar que a nova tecnologia permite o carregamento não importando onde o dispositivo seja colocado. Em outra demonstração, ele colocou três telefones em diferentes áreas sobre o pad. Todos foram carregados com a mesma potência que está disponível em uma tomada.
O cofundador e CEO da PowerbyProxi, Fady Mishriki, demonstrou minúsculos receptores sem fio dentro de pilhas AA. A tecnologia sem fios faz aumentar em 10% a altura da pilha. "Não precisam ser pilhas AA. Eles poderiam ser de íons de lítio ou até mesmo personalizadas", Mishriki disse.
Tal como a tecnologia Qi, a PowerbyProxi usa técnicas de carregamento de indução magnética, que requerem que os dispositivos estejam em contato com uma superfície de carga, como um pad de carregamento.
via PC World
Category: Noticias, Tecnologia
0 comentários