Nintendo pede ataque à pirataria no Brasil

Thaylan Sk | 22:36 | 0 comentários

Empresa indica o país, junto de México, China e Espanha como polos de pirataria

Reprodução
Pirataria
O mercado de games do Brasil vem crescendo, mas ainda enfrenta barreiras, como a da pirataria. A Nintendo decidiu apontar o país como um dos grandes focos de produtos pirateados do planeta e pede ações contra o acesso ilegal aos seus jogos em território brasileiro. O pedidos foi feito em carta para a Secretaria de Comércio dos Estados Unidos.

O país é colocado ao lado de China, México e Espanha como mercados mais problemáticas para a empresa, que pede ao governo dos Estados Unidos ações para pressionar o Brasil a coibir esta prática.

A companhia japonesa aponta os sites de download de jogos pirateados como um dos grandes problemas do país, bem como a presença maciça em redes de distribuição P2P. Além disso, a Nintendo indica que o Mercado Livre também é uma grande plataforma de distribuição de pirataria. 

Entretanto, ela também nota que um dos motivos pelos quais os índices de compartilhamento ilegal de sua propriedade intelectual no país são tão altos são os altos impostos praticados. Ela faz um comparativo dos preços brasileiros do Wii e seus consoles portáteis DSi, 3DS e 3DS XL com os praticados nos EUA e México, e constata o valor exorbitante exercido no Brasil.

Reprodução

Como solução, a Nintendo sugere a adoção e execução de novas leis para evitar a distribuição ilegal na internet, e responsabilizar provedores de internet por facilitar o acesso à pirataria. Além disso, demanda que as ações contra este problema sejam divulgadas publicamente e batidas policiais sejam feitas aos infratores para aumentar a conscientização sobre o tema. Outra medida seria acusar criminalmente os grandes infratores.

Vale lembrar que o Nintendo Wii e os consoles portáteis da empresa são os que mais sofrem com os jogos piratas no Brasil, e a empresa, provavelmente, não quer passar pelo mesmo problema com o Wii U.


via Olhar Digital

Category: ,

0 comentários