Smartphones: Nova película de safira deixa telas 'indestrutíveis'

Thaylan Sk | 17:07 | 0 comentários


A baixa resistência das telas dos smartphones é um ponto muito negativo apontado por boa parte dos usuários destes aparelhos. No entanto, já é possível adquirir capas e até películas que ajudam a diminuir este problema. Nenhuma delas, porém, é tão poderosa quanto as telas de safira, como as que a empresa GT Advanced Techonologies mostrou durante o MWC 2013, que aconteceu na Espanha esta semana.
Safira deixa aparelho bem mais resistente (Foto: Reprodução/CNET)Safira deixa aparelho bem mais resistente (Foto:
Reprodução/CNET)
No evento, houve uma demonstração com uma pequena película de safira aplicada sobre um iPhone 5. A camada extra passa despercebida por quem vê o aparelho, porém não para quem tenta arranhá-lo ou quebrá-lo. A modificação torna o display do gadget muito mais resistente, totalmente intacto às tentativas de arranhão, como foi demonstrado na MWC. Pouco depois, a película foi retirada, os mesmos testes foram realizados, e os resultados totalmente diferentes: o vidro Gorilla Glass ficou bem avariado.
Dependendo da fórmula exata aplicada na fabricação do produto, a safira pode fazer com que o telefone seja 2,5 ou até 3 vezes mais forte do que os tradicionais. Atualmente, no entanto, ainda não há projetos de fabricação em massa de telas com a safira, que é utilizada para alguns outros fins no mercado, como produtos militares, aeroespaciais e médicos, além de TVs de LED e relógios de última geração.
Um dos poucos celulares com safira é o Vertu TI, que é vendido por cerca de US$ 10 mil (R$ 20 mil) e é considerado um aparelho de luxo. Seu custo alto não é só por causa da tela especial, mas também por causa dela, já que este material é muito mais caro do que o vidro tradicional. Resta saber se mais companhias vão investir nesta tecnologia para terem aparelhos “indestrutíveis”, mesmo que por um preço mais alto.
Via CNET

Category: , ,

0 comentários