Apple registra patente de carro controlado pelo iPhone via Bluetooth

Thaylan Melo | 21:44 | 0 comentários


Uma nova patente, registrada pela Apple nos Estados Unidos na última quinta-feira (25), pode permitir que o usuário controle funções simples do seu automóvel utilizando somente o smartphone. O recurso, que funcionaria por meio do Bluetooth, tornaria possível abrir o carro, ligar o ar-condicionado e até encontrar um veículo "perdido" pelo iPhone.
Patente da Apple é, no mínimo, bem curiosa (Foto: Reprodução/CNET) (Foto: Patente da Apple é, no mínimo, bem curiosa (Foto: Reprodução/CNET))Patente da Apple é, no mínimo, bem curiosa (Foto:
Reprodução/CNET)
A patente detalha um método de conexão que faria com que o iPhone pudesse ser usado em um daqueles casos em que o motorista “perde” o seu carro em estacionamentos lotados. Com a tecnologia, o celular enviaria um alerta, exigindo uma resposta do veículo, que enviaria ao GPS do telefone a sua localização.
O documento foi publicado no órgão responsável por registros nos Estados Unidos pouco tempo depois de uma outra patente relacionada à interação de celulares e carros ser registrada pela Apple. Desta vez, um sistema para abrir o carro sem a necessidade de chaves.
A outra patente é descrita como “método de acessar seu veículo usando aparelhos móveis”, designada para o caso de se fechar o carro com as chaves dentro, ou para quem simplesmente perdeu a chave e não tem como entrar em contato com um chaveiro ou algo do tipo.
Solucionar isso seria simples com a tecnologia proposta pela Apple. O usuário responde a algumas perguntas de segurança, vai passando por etapas de autenticação, e é liberado para entrar no veículo. Mas não para por aí. Ainda seria possível ligar o ar, o som, ativar o teto solar, regular o banco e até dar partida no carro somente com o smartphone.
Obviamente, nem todas as patentes registradas se tornam produtos de verdade, ainda mais em casos curiosos como estes. Mas com os avanços tecnológicos atuais, é bem possível que esta ideia se torne realidade em algum tempo.
Via CNET, Tech Tudo

Category: ,

0 comentários