Como saber se um site de compras é confiável

Thaylan Sk | 22:07 | 0 comentários


Sites que vendem celulares, tablets, notebooks a preço de banana são um tanto duvidoso, mas isso não quer dizer que todos são fraudes. Alguns realmente dão promoções para a queima de estoque ou até mesmo para ganhar novos clientes na internet. E uma boa maneira de verificar uma oferta antes de iniciar a compra, é procurando informações sobre o site em buscadores como o Google e sites para os consumidores como o Reclame Aqui onde os consumidores publicam elogios, opiniões e reclamações sobre as lojas virtuais.

Os criminosos estão cada vez mais ousados e estão anunciando as suas ofertas até em comerciais e programas da TV. Eles investem um valor alto para que  retorno seja mais do que o esperado, uma vez que eles tenha os menores preços apresentados no mercado e assim elimina toda a concorrência. Além disso, eles utilizam meios de pagamento como o Paypal, Pagseguro, MercadoPago, Pagamento Digital e outros meios de pagamento que possam passar confiança para o consumidor. Isso evita que o consumidor tome conhecimento do site fazendo uma pesquisa na internet, para saber a opinião de pessoas que já foram lesadas pelo site.

Espera, mas o Paypal, Pagseguro, MercadoPago e Pagamento Digital não são redes seguras de pagamento?


Sim, são redes seguras de pagamento. Mas o Pagseguro por exemplo, ele dá garantia do dinheiro de volta até 15 dias após a compra. Sendo assim, você tem 15 dias para receber o produto. E sites de estelionatários por exemplo, oferece um prazo de até 50 ou 60 dias para o envio do produto alegando que o produto é enviado diretamente do exterior, de países como os EUA e China. E então, até que o prazo vença, a "empresa" já usou o seu dinheiro há muito tempo. E você não pode recorrer a rede de pagamento, pois ela já repassou o seu dinheiro para o vendedor.

Verifique se a empresa existe



Uma outra maneira de saber se a empresa é confiável, é verificando se a empresa existe. Para isso, você pode verificar se há telefones fixos no site. Se houver, faça uma ligação para um dos telefones disponíveis no site e questione ao atendente sobre a oferta e pergunte também se você pode fazer o pedido pessoalmente. 

Faça também uma consulta para saber o titular da linha dos telefones que se encontra no site. Procure verificar se os dados do telefone estão no nome da empresa. Para saber quem é o titular de uma linha, leia este artigo: http://www.internetdicas.com.br/2012/02/como-consultar-os-dados-do-dono-de-um.html

Consulte o CNPJ da empresa. Verifique se no site existe um CNPJ e verifique também se ele está no nome da empresa. Para isso, você pode usar o site da Receita Federal:http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

Caso o site não disponibilize de um número de CNPJ, você pode fazer uma ligação e pedir ao atendente, assim como o endereço do site. Você também pode tentar descobrir  quem pertence o site. Para isto, você deve usar o site:  http://whois.domaintools.com basta inserir o link do site e ele mostrará os dados de registros, como titular, telefone e até documentos como CPF ou CNPJ se preciso.

E para finalizar, peça sempre o código de rastreamento da encomenda a empresa, para que você possa verificar no site do Correios. E em hipótese alguma faça uma avaliação sobre o site antes de receber em mãos tudo o que você comprou corretamente.


via http://www.internetdicas.com.br

Category: , ,

0 comentários