Conheça uma forma mais prática de compartilhar uma pasta no Dropbox

Thaylan Sk | 14:05 | 0 comentários


  • Compartilhamento via link permite o acesso a arquivos a partir de qualquer navegador, mesmo que seus convidados não tenham uma conta no Dropbox.


Quase todo mundo que usa o Dropbox sabe que é possível compartilhar arquivos e pastas com ele. Ainda assim uma boa parte destes usuários, talvez a maioria, faz isso da forma errada. Não consigo contar quantas vezes ouvi alguém afirmar, erroneamente, que é necessário ter uma conta no Dropbox para acessar arquivos compartilhados.
Não é verdade. A não ser que você queira dar à outra pessoa a habilidade de modificar os itens compartilhados (ou seja, sobrescrever arquivos, adicionar ou excluir arquivos de uma pasta) ela não precisa de uma conta no Dropbox. Para acessá-los basta um navegador e uma conexão à internet.
O Dropbox oferece duas formas de compartilhamento: o compartilhamento normal e o através de um link. A primeira é a mais conhecida, mas em muitos casos o link faz mais sentido. Quando você convida alguém a compartilhar uma pasta e o convite é aceito, todo o conteúdo da pasta é copiado para a pasta Dropbox do convidado. Quando qualquer um de vocês altera o conteúdo da pasta, as mudanças são sincronizadas em ambas as contas.
Mas isso exige que ambas as partes tenham uma conta no Dropbox. E uma conta gratuita pode não ser o suficiente se a pasta que você está compartilhando tem muitos arquivos grandes. Um parente recementemente compartilhou comigo uma pasta que tinha quase 2 GB de dados. Seria o suficiente pra quase lotar uma conta grátis.
dropbox_compartilhar-360px.jpg
Obter um link para compartilhar uma pasta ou arquivo é fácil
É por isso que, na maioria dos casos, eu prefiro compartilhar um link. Isso torna seus arquivos acessíveis na web para qualquer pessoa que tenha a URL. Tudo o ela precisa fazer para acessar e baixar seus arquivos é clicar no link.
Aliás, estes links compartilhados se tornaram minha forma favorita de compartilhar fotos com amigos e parentes. A página tem amostras grandes de cada imagem, e basta um duplo-clique para vê-la em tela cheia e iniciar uma apresentação.
Para obter um link, clique com o botão direito do mouse na pasta ou arquivo que você quer compartilhar e escolha a opção Compartilhar Link no menu. Uma nova página surgirá em seu navegador, onde você pode indicar os endereços de e-mail das pessoas com quem quer compartilhar e escrever uma curta mensagem. Eu pulo esse passo, simplesmente clico em Copiar Link e uso meu programa de e-mail para compor um “convite” manualmente.
Essa solução não é universal. Se você está trabalhando em um projeto onde outras pessoas precisam modificar os arquivos, o compartilhamento convencional é a melhor opção. E como os links de compartilhamento são livremente acessíveis pela Web, sem qualquer forma de controle de acesso ou criptografia, tenha cuidado com o que compartilha!

via Pc World

Category: ,

0 comentários