Crie seu próprio Google Docs

Thaylan Sk | 22:43 | 0 comentários

Startup ganha notoriedade nos EUA por facilitar o desenvolvimento de aplicativos

reprodução
firepad
Firebase é uma startup norte-americana que tem alcançado notoriedade na comunidade de desenvolvedores pelo mundo. A fama vem a reboque do Firepad, plataforma criada pela empresa que aparece como alternativa de código livre na criação de aplicativos similares ao Google Docs.

O princípio do Firepad é o mesmo que rege as ferramentas colaborativas do Google: oferecer espaços editáveis a várias pessoas em sistemas online. A solução alternativa, contudo, vai além de arquivos de texto ou planilhas. Ela também se destina a softwares.

Com o Firepad é possível editar as linhas de código de um programa remotamente. O feito elimina atualizações periódicas de software ao passo que facilita o trabalho de desenvolvimento, que pode ser realizado por várias pessoas ao mesmo tempo.

O trunfo do Firepad reside no seu predecessor, o Firebase. A solução que leva o nome da startup é um esqueleto para criar aplicativos que também precisem de atualização em tempo real. De games a bate-papos, a comunicação entre usuários acontece em servidores da própria Firebase. 

O fato revela outra possível vantagem do sistema e motivo que tem lhe dado fama. Ao utilizá-lo, desenvolvedores podem evitar as bases de dados do Google -- muito embora a companhia também ofereça a API da sua plataforma de aplicativos como o Google Docs.


via olhar digital

Category: , ,

0 comentários