Formatação vs manutenção: qual é a melhor solução para os seus problemas?

Thaylan Melo | 18:42 | 0 comentários


Sempre que seu computador começa a apresentar problemas decorrentes do uso cotidiano, como lentidão e até mesmo algumas travadas. Às vezes, existem soluções muito mais simples e tão eficazes quanto apagar todo o conteúdo do disco e reinstalar o sistema operacional.
Entretanto, há casos em que nem usar limpadores, otimizadores, programas antivírus ou “reza braba” resolve o problema. Nesse momento, não há outra saída senão formatar o computador para que ele retorne ao estado zero, permitindo que você retome suas atividades sem maiores dificuldades.

QUANDO É MELHOR FORMATAR?


É sempre importante deixar claro que a formatação é a última opção para resolver um problema do computador. Quando você quer solucionar complicações da máquina, muitas vezes realizar outras tarefas de manutenção é suficiente. É óbvio, porém, que casos extremos exigem medidas mais trabalhosas, como remover todo o conteúdo do disco rígido.


Problemas sem solução


Não há um padrão, mas tais situações podem ocorrer, por exemplo, pela presença de vírus que não podem ser removidos com a ajuda de antivírus. Há ainda casos de programas instalados em demasia e desinstalados de forma deficiente, deixando inúmeros rastros que talvez não sejam apagados com limpadores.

Problemas com arquivos do Windows, que foram modificados ou danificados e não conseguem ser restaurados de nenhuma forma, também podem ser resolvidos com a formatação do disco e a conseguinte reinstalação do sistema operacional. Enfim, de forma sucinta, a ideia é a seguinte: a formatação só é indicada em casos em que não há nenhuma alternativa.

Porém, é normal que o PC tenha seu desempenho prejudicado após alguns meses de uso contínuo, e manutenção e cuidado não sejam o suficiente. Se você nota esse tipo de problema e ele impede você de realizar as suas tarefas, a formatação também é uma solução.


QUANDO NEM TUDO ESTÁ PERDIDO?


Pontos de restauração


Tenha o costume de criar pontos de restauração no Windows sempre antes de realizar alguma alteração profunda no sistema. Com isso, caso algo dê errado, em vez de quebrar a cabeça atrás de uma solução mais lenta, como a formatação, você apenas restaura o sistema a partir do ponto criado.

Além de praticar hábitos saudáveis em relação ao seu computador, evitando instalações desnecessárias, cliques em links e banners desconhecidos na internet e também evitando alterações em arquivos do Windows, você também pode criar novos costumes para evitar ser surpreendido por uma falha grave.

Problemas com DLL


Os arquivos DLL são essenciais para o funcionamento de programas e jogos no Windows, e muitas vezes eles causam diversos problemas quando estão ausentes ou danificados. Esse problema também pode ser resolvido de uma forma bem mais simples, procurando e baixando o arquivo individualmente.

Uma boa dica para isso é o DLL Files, site que oferece milhares de arquivos gratuitamente. Depois de baixados, você precisa apenas registrar os arquivos (com o RegMenu, por exemplo) e movê-los para o caminho C:/Windows/System32.







UMA AJUDA É SEMPRE BEM-VINDA

Para evitar a formatação (ou pelo menos para adiá-la), você conta com uma série de opções muito simples e interessantes.


Soluto

O Soluto é um aplicativo com um visual muito interessante e com funções básicas para monitoramento da velocidade de inicialização do sistema e também de seus navegadores. Ele tem ainda um viés didático, analisando falhas e mostrando a você as suas causas. Ele propõe soluções e oferece um kit de ferramenta para otimizar o sistema.

CCleaner

Grande nome do mundo dos limpadores, o CCleaner dispõe de um método muito eficaz para evitar que browsers e outros aplicativos deixem lixo eletrônico em seu disco rígido. Com o tempo, é inevitável que softwares deixem “sobras” pelo sistema, e este programa é um dos mais capacitados para realizar a limpeza que vai melhorar o desempenho do PC.





Advanced Systemcare

Se você prefere uma opção mais automática, o ideal é o Advanced Systemcare. Ele conta com perfis de reparação rápida, reparação completa, ferramentas para configurações gerais e ainda um dispositivo que turbina as definições do sistema, deixando-o mais ágil




via carloscambui

Category: , , ,

0 comentários