Usar ou não conteúdo duplicado? o que influencia? Saiba mais!

Thaylan Sk | 18:31 | 0 comentários


Com certeza você já deve ter ouvido falar na frase “Na televisão, nada se cria, tudo se copia.” Hoje em dia, esta frase pode ser perfeitamente adaptada para o mundo da Web. Na internet, muita coisa é copiada, e pouca é criada efetivamente. E este é um dos grandes problemas que os desenvolvedores web atuais enfrentam, o fantasma do conteúdo duplicado. Muito se fala sobre este tipo de conteúdo, mas vamos entender um pouco melhor do que se trata o conteúdo duplicado.

O que é conteúdo duplicado


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O nome conteúdo duplicado é autoexplicativo. Todo o conteúdo na internet que se encontra em duas ou mais páginas diferentes é considerado duplicata. A maneira mais fácil de se encontrar isso é na forma de cópia. Ou seja, você postou um conteúdo original na sua página, mas o seu conteúdo ficou tão bom que diversas páginas estão roubando seu conteúdo para colocar em outros sites. É claro que as pessoas que estão fazendo isso não entendem nada de otimização de sites para os buscadores. Mas vamos falar um pouco mais sobre as punições que as páginas de buscas dão para os copiadores mais adiante neste artigo.

O que os desenvolvedores devem tomar cuidado é que o conteúdo duplicado pode estar dentro de sua própria página. Isso acontece quando você possui o mesmo conteúdo em mais de uma página dentro de um mesmo site. É claro que existem alguns momentos em que o texto será igual em diversas páginas, como é o caso do rodapé. Mas efetivamente, este tipo de conteúdo duplicado pode prejudicar as páginas no rankeamento do Google.


É crime?


Evidentemente que ninguém será preso por copiar um texto em sua página na internet (salvo raras exceções que a lei de direito autoral possa ser aplicada). Mas então porque muita gente vive dizendo por aí que sua página será punida caso você coloque algum tipo de cópia em sua página? Vamos tentar entender logicamente.

O Google, assim como qualquer bom sistema de busca, preza pela qualidade dos resultados oferecidos aos usuários que estão querendo encontrar determinada informação na internet. Portanto, quando o buscador encontra páginas que tenham conteúdo duplicado, ele não vai exibir todas elas. Elw vai mostrar apenas uma página, e as outras ficarão disponíveis apenas se os usuários clicarem em uma opção que permite a página mostrar todos os resultados para aquela busca. Mas o usuário dificilmente fará isso. Portanto, a página em questão não será bem posicionada nos sistemas de busca, e consequentemente irá perder visitantes.

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Mas na existe uma punição do Google para este tipo de cópia. Punição acontece efetivamente quanto o Google identifica algum tipo de pratica maldosa advindo de um site que já esteve ou esta bem rankeado nos sistemas de posicionamento. Agora, é diferente com as páginas que copiam conteúdo. Elas simplesmente não são rankeadas. Não sendo rankeadas, não podem sofrer qualquer tipo de punição. 

Independentemente de punição ou não, saiba que as páginas que postam conteúdos copiados não serão bem posicionadas nas páginas de busca da web. Mas o Google, por exemplo, consegue identificar quais foram as páginas que publicaram o conteúdo primeiro, ou seja, teoricamente aquela página seria a detentora do conteúdo original. Portanto, as outras páginas não serão posicionadas e nem aparecerão no sistema de buscas. 

Mas é importante também que os desenvolvedores tenham cuidado para não ter o conteúdo duplicado em sua própria página. Geralmente, o conteúdo duplicado poderá aparecer em Title e Meta Tags, por exemplo. Como os buscadores dão bastante relevância a estes campos no sistema de busca, poderá ocorrer do Google não conseguir identificar a página em que realmente o conteúdo buscado está postado. 

Fonte: oficinadanet

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