Microsoft: “Xbox One tem poder equivalente a 10 consoles Xbox 360 graças à nuvem”

Thaylan Sk | 15:44 | 0 comentários

O Xbox One tem 359 números a menos que seu antecessor, o Xbox 360, mas, segundo a Microsoft, o video game tem um potencial capaz de torná-lo tão poderoso quanto 10 consoles Xbox 360 de uma só vez graças ao processamento continuado da tecnologia na nuvem.
Ao site GamesIndustry, o gerente de engenharia do Xbox One, Jeff Henshaw, disse que “a nuvem traz um poder infinito de processamento adicional”. Henshaw conduziu uma demonstração com dados reais da NASA para monitorar a velocidade orbital de 40 mil asteroides no espaço. Mesmo offline, o console demonstrou um desempenho satisfatório. Porém, a vantagem impressionante constatada pela equipe ocorreu quando o console esteve online usufruindo dos serviços da nuvem.
“A Microsoft tem centenas de milhares de servidores e muitas centrais de dados distribuídas geograficamente pelo planeta, e o Xbox One tem a capacidade de instantaneamente capturar esse poderio computacional ilimitado”, disse o engenheiro.
Henshaw explicou também que mesmo com todo esse poder adicional sendo utilizado, o console permanece silencioso – algo relevante se considerarmos a “turbina de avião” que o Xbox 360 é. “Temos cerca de 500.000 atualizações por segundo vindo da computação na nuvem para o Xbox One. E o mais lindo disso tudo é que conciliamos o já incrível processamento do próprio console com o da nuvem sem fazer barulho”, continuou.
O chefão de engenharia do console disse que a tecnologia só traz benefícios aos desenvolvedores. “Eles poderão construir mundos que têm fases maiores do que nunca. Os detalhes em texturas podem ficar muito mais vibrantes e refinados porque a nuvem está sempre lá enviando dados adicionais”, afirmou. “Isso pode ocorrer entre uma sessão e outra de jogo. O mundo continua em desenvolvimento mesmo quando o jogador não está lá, podendo sofrer alterações climáticas e outros efeitos do tempo. Quando o jogador voltar, o mundo terá se transformado”, completou.
Claro que ainda é cedo para tirar quaisquer conclusões precipitadas. Só o tempo dirá qual o real potencial da nuvem para realizar processamento adicional. Se for algo competente, o fato de obrigatoriamente ter conexão já não será tão  grave.
Fonte: GamesIndustry, Baixaki Jogos

Category: , , ,

0 comentários