Saiba a origem dos nomes de 10 gigantes da tecnologia

Thaylan Sk | 10:59 | 0 comentários

O que inspirou Sony, Nintendo, Apple, e tantas outras?

Reprodução
Marcas tecnologia
Kaluan Bernardo

Já parou para pensar em como surgiram os nomes das empresas de tecnologia com as quais interagimos no dia a dia? Como foi escolhido o nome da Sony, Nintendo, Apple, e tantas outras? 

As respostas, muitas vezes, são mais interessantes do que imaginamos, mostrando que as escolhas podem acontecer ao acaso. Em outras situações, no entanto, ao 'bater o olho' no nome já é possível entender todo o conceito que a marca carrega desde sua origem.

Por isso, escolhemos dez gigantes da tecnologia e fomos investigar suas raízes para saber de onde vieram seus nomes. Confira o que descobrimos:

Google


O nome, criado por Larry Page e Sergey Brin, remete à palavra “gogol” – termo matemático que representa o número um seguido de cem dígitos zeros. Segundo o próprio Google, o nome “reflete a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web”.

IBM

A explicação é bem simples. Trata-se de uma sigla para “International Business Machines” (Máquinas de Negócios Internacionais, em tradução livre). Mas uma história interessante que envolve o nome da empresa está relacionada a Holywood. No filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” há o computador HAL 9000, cujas iniciais são antecessoras de “I","B" e "M”. Apesar dos rumores, nunca foi confirmado se o nome do computador faz ou não uma referência à marca.

Yahoo!

Diferente do que a maioria pensa, Yahoo! não é uma referência àquela expressão de alegria ou de algo que alguém grita quando pula de Bungee Jumping. Na verdade é uma sigla para “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (apenas outro oráculo informal e hierárquico, em tradução livre).

Toshiba

Em 1939, as empresas japonesas Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho se fundiam para criar a Tokyo Shibaura Denki. Não demorou muito para que ela fosse apelidada de Toshiba – o nome que carrega há mais de sete décadas.

Samsung

Em coreano, Samsung significa “três estrelas”. O curioso é que, no início, a empresa não trabalhava com tecnologia. Ela vendia peixes secos, legumes e frutas coreanas para a exportação.

Microsoft

O nome foi sugerido por Paul Allen, cofundador da empresa, e deriva das palavras “Microcomputer” e “Software”. Originalmente, a companhia se chamava Micro-Soft.

Hewlett-Packard (HP)

O nome é a junção do sobrenome de seus criadores: Bill Hewlett e DavePackard. O curioso é que eles definiram a ordem dos sobrenomes tirando a sorte no cara ou coroa. Bill venceu.

Sony

Sony é a junção de dois termos em línguas diferentes. Segundo o site da empresa, o nome vem do latim “sonus”, que é a raiz de palavras como “som” e “sônico”. O nome ainda foi inspirado no expressão “sonny boy”, utilizada no Japão, que significa “pessoa jovem com espírito livre e pioneiro”.

Nintendo

Há diversas teorias em relação ao nome da Nintendo. Em uma tradução literal, o kanji "Nin" geralmente é utilizado como “responsabilidade/obrigação”; "Ten" é “paraíso”; e "Dou" é “santuário/salão”. Assim, muitas pessoas interpretam o nome como “deixar a sorte para o céu” ou “confiar o sucesso nas mãos do destino”.

No entanto, no livro “The History of Nintendo 1889-1980: From Playing-Cards to Game & Watch”, outra teoria é apresentada. Ela diz que "Dou" normalmente é utilizado para adicionar prestígio à empresa.

Já "Ten" derivaria do nome “Tengu”, um personagem relacionado ao jogo de cartas e apostas ilegais. Como no início a Nintendo fabricava um jogo de cartas chamado Hanafuda, o livro argumenta que Nintendo poderia significar “o templo do hanafuda livre” ou “a empresa que é permitida a vender hanafuda”.

Apple

Ninguém sabe bem ao certo como surgiu o nome da Apple. Assim como a Nintendo, existem várias teorias sobre o assunto. Segundo Steve Wozniak, cofundador da Apple, Jobs surgiu com o nome após trabalhar um tempo em uma fazenda em Oregon onde havia muitas macieiras.

Há quem diga também que foi uma homenagem de Jobs à gravadora Apple Records, ou então que o nome foi escolhido porque trazia a ideia de saúde que eles gostariam de associar a seus computadores.

via Olhar Digital

Category: , , , , , , ,

0 comentários