Facebook lança serviço de ligações gratuitas nos EUA; entenda

Thaylan Melo | 22:26 | 0 comentários


O Facebook lançou nesta quarta-feira (16) um serviço de ligações gratuitas, via internet. O recurso funciona pelo aplicativo Messenger, do iPhone, e por enquanto só está habilitado aos usuários norte-americanos.
Que tal fazer ligações usando apenas a web do iPhone? (Brett Jordan|Flickr|Creative Commons)Que tal fazer ligações usando apenas a internet do
iPhone? (Foto: Brett Jordan|Flickr|Creative
Commons)
Para começar a fazer chamadas de graça, o usuário precisa apenas fazer uma atualização no app Messenger do Facebook. A opção “Free Call” poderá ser achada pelo botão com a letra “i” no canto superior direito das conversações.
O novo serviço de ligações do Facebook funciona como o Viber e equivalentes: para não ser cobrado, todos dados são transmitidos via internet, por Wi-Fi ou 3G. 
No Brasil ainda não há previsão de quando ou se o update será disponibilizado, mas acredita-se que, assim como a última atualização que trouxe o recurso de recados de voz, ela venha a ser liberada em breve.
A funcionalidade já está sendo testada desde o começo do mês, quando a empresa fez testes de ligações utilizando a rede Wi-Fi canadense. O serviço parece ter uma boa qualidade e já era prevista pelos usuários.

Não se sabe os detalhes e mecanismos do funcionamento deste novo serviço de telefonia VoIP, mas desde novembro de 2011 o Facebook mantinha uma parceria com o Skype para chamadas em vídeo, apesar de a base de clientes não ser grande. No mesmo ano, entretanto, a Microsoft comprou o Skype por US$ 8,5 bilhões, e em dezembro do ano passado declararam o fim do MSN Live Messenger para se dedicar ao Skype. Em outras palavras: ou a entrada do Facebook no serviço de telefonia transformou a parceria com o Skype em uma rivalidade, ou a rede social está mais próxima da Microsoft do que imaginamos.
Rumores após lançamento abrem dúvidas sobre parceria com Skype
Via The Verge.

Category: ,

0 comentários