Volkswagen mostra SUV conceitual que roda até 36 km/l de combustível

Thaylan Sk | 10:51 | 0 comentários


A Volkswagen apresentou um novo carro conceitual, que usando um sistema de propulsão híbrida, pode rodar até 36 quilômetros com um único litro de combustível. O CrossBlue é um utilitário esportivo com motorização a diesel e um par de motores elétricos, que garantem sua alta autonomia.
Além de um belo exercício de design, CrossBlue tem soluções interessantes para reduzir o consumo de combustível (Foto: Divulgação)Além de um belo exercício de design, CrossBlue tem soluções interessantes para reduzir o consumo de combustível (Foto: Divulgação)
O modelo foi construído sobre a plataforma do Golf e usa a ideia da propulsão híbrida de uma forma mais aprofundada do que os modelos que estão hoje à venda no mercado. O CrossBlue possui, na parte da frente, dois motores: a unidade a combustão, movida a diesel, combinada com um motor de menos capacidade, elétrico, operando na típica configuração híbrida.
Na parte traseira, a Volkswagen acoplou um segundo motor elétrico, maior e mais forte, responsável por mover as rodas traseiras. Essa configuração permite ao SUV tração integral quando necessário e torna o consumo de combustível e a distribuição de energia elétrica para seus motores muito mais racional. O CrossBlue possui, também, um sistema embarcado que monitora as condições de rodagem do carro para determinar se a energia elétrica é mesmo necessária naquele momento. Se não for, ela acaba sendo direcionada para as baterias do carro.
Além de recarga através do reaproveitamento da energia cinética, as baterias do CrossBlue podem ser recarregadas na tomada. Totalmente abastecido de eletricidade, o conceito é capaz de rodar até 22 quilômetros usando exclusivamente seus propulsores elétricos.
Imagem revela as entranhas do complexo sistema de propulsão com três motores (Foto: Divulgação)Imagem revela as entranhas do complexo sistema de propulsão com três motores (Foto: Divulgação)
A tecnologia continua no interior do CrossBlue. Nos descansos para a cabeça do motorista e do passageiro foram colocados iPads mini. Voltados para o banco traseiro, a ideia é que os tablets proporcionem distração aos ocupantes do veículo. Ainda conceitual, algo parecido com o CrossBlue pode ser esperado na linha da Volkswagen no prazo de dois anos.
Via Engadget

Category: ,

0 comentários