Saiba o que é Chromebook e as diferenças para um notebook tradicional

Thaylan Sk | 16:45 | 0 comentários


Em fevereiro, o Google anunciou o lançamento do Chromebook Pixel e o aviso foi replicado por sites de tecnologia de todo mundo. Afinal, o que são esses falados Chromebooks qual é a diferença entre ele e os laptops tradicionais?
A principal característica está no fato destes equipamentos terem sido criados especialmente para o acesso à rede. Para isso, os aparelhos vêm apenas com o Chrome OS, um sistema operacional baseado no Linux e no navegador Google Chrome. Ele inicializa diretamente nobrowser e para começar a usá-lo é necessário ter uma conta do Google.
Chromebook (Foto: Divulgação)Chromebook (Foto: Divulgação)
Depois de fazer o login, é possível acessar os serviços online do Gigante de Buscas e a loja Chrome Web Store, onde existem programas para diversas atividades, como jogos, edição de fotos e de texto etc. Os aplicativos disponíveis para o sistema também só funcionam se estiver conectado à internet.
Os Chromebooks são pequenos, superleves, têm uma boa autonomia (podendo ficar ligado por até oito horas de uso sem precisar recarregar sua bateria) e inicializam em apenas oito segundos. O TechTudo respondeu às principais dúvidas sobre este modelo de computador que baseia seu funcionamento na hospedagem em nuvem.
Qual a diferença entre um Chromebook e o Chromebook pixel?
Para desenvolver equipamentos que pudessem usar seu sistema operacional, o Google se associou a grandes fabricantes de tecnologia, como Samsung, Acer, HP e Lenovo, e criou um padrão de hardware para ser usado por essas empresas. No entanto, a Gigante de Buscas não se contentou em ser apenas fornecedora do referencial de hardware do aparelho e em fevereiro de 2013 lançou seu próprio equipamento. O aparelho ganhou o nome de Chromebook Pixel.
O grande diferencial desse frente aos demais Chromebooks é a tela: ela é sensível ao toque e tem uma resolução de 2560 × 1700 pixels. Para completar, o notebook vem com um processador Intel Core i5 de dois núcleos com 1,8 GHz, 4GB de RAM, uma placa gráfica Intel HD Graphics 4000, disco SSD com versões de 32 GB e 64 GB. Tudo isso torna o Pixel um equipamento poderoso para uma categoria cujo objetivo é apenas acessar serviços online.
Chromebook Pixel (Foto: Divulgação)Chromebook Pixel (Foto: Divulgação)
Qual a diferença entre um Chromebook e um notebook comum? O hardware é diferente ou só o sistema?
Antes de comprar um Chromebook é necessário conhecer as diferenças em relação a um notebook comum. Ele não vem com unidades de mídia ótica (CD/DVD) nem com um grande disco rígido interno (traz apenas uma pequena memória flash para armazenar e inicializar o sistema mais rápido). O aparelho pode vir com conectividade Wi-Fi ou 3G, portas USB 2.0, Ethernet, HDMI, leitor de cartões SD e o teclado é quase igual ao dos notes comuns. A quantidade de itens, é claro, depende muito da boa vontade do fabricante.
No geral, um Chromebook é um notebook com menos recursos. A máquina vem apenas com o sistema operacional Chrome OS instalado e, pelo menos em teoria, deve ter um preço e peso bem abaixo dos laptops tradicionais. No entanto, quando os fabricantes começaram a lançar seus modelos, alguns ficaram mais caros ou pesados que os limites pré-estabelecidos.
Na prática, o grande diferencial está no seu sistema operacional que, por definição, é focado em serviços na nuvem. Assim, quem procura um equipamento apenas para navegar, executar aplicativos online e armazenar dados na nuvem, este é o equipamento ideal.
Novo Chromebook (Foto: Reprodução)Chromebook fabricado pela Samsung (Foto: Divulgação)











É possível adquirir um Chromebook no Brasil?
Desde seu lançamento, os Chromebooks podem ser comprados através da loja Google Play nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha. Na época, houve a promessa de que o produto seria lançado em mais países nos meses seguintes, entretanto, o Brasil até hoje ainda está longe de aparecer na lista. Ao tentar comprar um aparelho na versão brasileira da loja, surge a seguinte mensagem:
Ainda não é possível comprar um Chromebook na versão brasileira da Google Play (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ainda não é possível comprar um Chromebook na versão brasileira da Google Play (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Infelizmente, para os brasileiros, continua sendo complicado ter acesso a novas tecnologias e quem quiser ter acesso a um Chromebook terá de recorrer a viagens para países que tenham o aparelho, comprar em um site de leilão ou aguardar que o Google os disponibilize na versão brasileira da loja.
via Tech Tudo

Category: , ,

0 comentários