Confira a trajetória do Homem de Ferro nos videogames

Thaylan Sk | 21:34 | 0 comentários


Homem de Ferro 3 chegou aos cinemas brasileiros até mesmo antes de estrear nos EUA. Com orçamento de US$ 200 milhões (mais de R$ 400 milhões), o filme continua a saga do herói de armadura, que apareceu pela última vez em Os Vingadores. Aproveitando a novidade, o site do TechTudo reuniu um histórico do personagem nos videogames, para que você relembre alguns clássicos e outros nem tanto assim.
Homem de Ferro 3 chega aos cinemas (Foto: Divulgação)Homem de Ferro 3 chega aos cinemas (Foto: Divulgação)
Nos jogos eletrônicos, o personagem teve uma tímida representação inicial, sustentada também por participações especiais e títulos menores. Com a ajuda da Capcom, famosa produtora de jogos de luta, Homem de Ferro alcançou uma boa fama, mas tudo começou mesmo em 1991, com um game do estúdio Data East.
Captain America and the Avengers foi o primeiro game que contou com participação de Tony Stark, que era acompanhado do Capitão América – herói do título -, Gavião Arqueiro e Visão como personagens jogáveis, todos Vingadores.
Homem de Ferro em jogo clássico dos Vingadores (Foto: Reprodução)Homem de Ferro em jogo clássico dos Vingadores (Foto: Reprodução)
O game foi lançado para várias plataformas, como fliperamas, NES (versão que não contava com o herói), Super NES e Mega Drive. Cada versão possuía um visual distinto, mas sem muitas variações. Seu principal atrativo era o multiplayer, para até dois jogadores nos consoles e para até quatro participantes nos fliperamas. Quem nunca ficou tardes inteiras jogando com um amigo, na imbatível dupla Capitão América/Homem de Ferro que atire a primeira pedra.
A Era Capcom chega ao herói
Em 1995, Marvel Super Heroes foi a primeira aparição do Homem de Ferro em um jogo da Capcom. Como personagem jogável, desta vez o herói se juntou a outros guerreiros como Hulk, Homem-Aranha, Capitão América e Wolverine, em um game, de luta um contra um.
O título era levemente baseado na saga dos quadrinhos, conhecida como Desafio do Infinito, e colocava os personagens em busca das jóias do poder, artefatos mágicos que estavam na posse do vilão cósmico Thanos. O título também teve versões para PlayStation One e SegaSaturn - dois anos depois.
O herói ao lado de outras figuras em Marvel Super Heroes (Foto: Reprodução)O herói ao lado de outras figuras em Marvel Super Heroes (Foto: Reprodução)
Exclusivo do Super Nintendo, Marvel Super Heroes: War of the Gems foi lançado em 1996 e também contava com participação do Homem de Ferro. O game funcionava como uma adaptação de ”Marvel Super Heroes” para o SNES, deixando de lado as lutas um contra um, colocando os personagens em um legítimo beat’em-up. O game também era considerado um tipo de ”sucessor” de X-Men: Mutant Apocalypse, da Capcom.
Para quem não se lembra, ”War of the Gems” tinha muitos, mas muito inimigos para atormentar a vida do jogador. Conhecido por sua alta dificuldade, o game também se inspirava em Manopla do Infinito.
Em Marvel vs. Capcom com seu Proton Canon (Foto: Reprodução)Em Marvel vs. Capcom com seu Proton Canon (Foto: Reprodução)
Mas, a partir de ”Marvel Super Heroes” e X-Men: Children of the Atom, outro título de luta, é que começaram a surgir os famosos crossovers produzidos pela Capcom, começando por X-Men vs. Street Fighter (1996).
O sucesso foi tão grande que games como Marvel Super Heroes vs. Street Fighter (1997) e, depois, Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998) foram produzidos logo em seguida. Apenas em Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes (2000) e em ”Marvel Super Heroes” é que tivemos a participação do Vingador Dourado. O primeiro Marvel vs. Capcom contava apenas com Máquina de Combate como lutador secreto.
Guerra de Armaduras
De outras produtoras, vieram mais participações especiais, como nos games Spider-Man Maximum Carnage, X-Men Legends II (como personagem secreto) e até mesmo, Tony Hawk Underground.
Tais participações foram ampliadas, em jogos maiores, caso de Marvel: Ultimate Alliance, um RPG nos moldes de ”X-Men Legends”, mas que desta vez utilizava os principais heróis da Marvel e, posteriormente, Marvel: Ultimate Alliance 2. Outros títulos que contam com a participação do Vingador Dourado são Marvel Super Hero Squad e The Incredible Hulk, este último inspirado pelo filme mais recente do gigante verde.
Tony Stark teve uma participação em X-Men Legends (Foto: Reprodução)Tony Stark teve uma participação em X-Men Legends (Foto: Reprodução)
Em 2005, o Homem de Ferro voltaria aos ringues de luta, desta vez pelas mãos da Electronic Arts, com Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects. O promissor título foi desenvolvido com o intuito de introduzir novos personagens ao panteão da editora, mas acabou não dando muito certo, por conta de uma fraca recepção. Os gráficos do game eram até bonitos, mas isso não foi o suficiente para impedir a chuva de notas baixas e críticas do público, principalmente pela jogabilidade pouco variada.
O verdadeiro debute do personagem em um game próprio nem pode ser considerado tão próprio assim, já que, em 1996, o vingador dividiu o título com um herói obscuro, em Iron Man and X-O Manowar in Heavy Metal. Trata-se de um crossover do herói da Marvel com um personagem de quadrinhos criado por Jim Shooter, da editora Valiant Comics.
Iron Man e X-O Manowar foi um dos primeiros jogos com o herói (Foto: Reprodução)Iron Man e X-O Manowar foi um dos primeiros jogos com o herói (Foto: Reprodução)
O crossover saiu para diversas plataformas da época, como PlayStation One, Sega Saturn, Game Boy e Game Gear, e é basicamente um título de ação de plataforma com alguns efeitos em 3D. Era um jogo bem inocente para seu tempo, limitando-se a ser um título de plataforma básico. A história girava em torno de fragmentos do Cubo Cósmico, poderoso item da mitologia Marvel.
O Homem de Ferro só voltaria a ter um título próprio anos depois, exclusivamente no portátil Game Boy Advance, da Nintendo, em 2002. The Invincible Iron Man colocava o herói mais uma vez em uma aventura de plataformas contra alguns de seus mais famosos vilões, como Nevasca e o Dínamo Escarlate.
O jogo foi bem recebido por fãs por ser fiel ao produto original, e de certa forma, bem avaliado pela crítica, com animações fluídas e um visual cartunesco altamente inspirado pelos quadrinhos (com direito a onomatopeias). Em outro portátil, desta vez no iPhone, o Homem de Ferro foi tema do game simples de voo, Iron Man: Aerial Assault.
Iron Man, o jogo do primeiro filme, não foi lá muito bom (Foto: Divulgação)Iron Man, o jogo do primeiro filme, não foi lá muito bom (Foto: Divulgação)
Já na atual geração, após a estreia de seu primeiro filme, o Homem de Ferro finalmente ganhou um game oficial, com outro saindo do forno, ambos pelas mãos da Sega. Lançado para todas as plataformas da época – isto é, em 2008, PlayStation 2, PlayStation 3, PSP, Wii, Nintendo DS, Xbox 360, celular e PC.
Entretanto, Iron Man prometeu muito e divertiu pouco. O título é uma verdadeira aula de como não produzir um jogo de super-herói, com jogabilidade travada e mal feita. Os gráficos do personagem estavam até bem feitos (nas versões de alta definição), mas o restante do game era repleto de falhas.
Em 2010, Iron Man 2 não melhorou muito este cenário e também apresentou um produto decepcionante. A partir daí, o Homem de Ferrou ganhou alguns games menores em plataformas móveis, como o iPhone, e também participou de outros mais recentes, como no elogiado Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds e também em Avengers: Battle for Earth, para Xbox 360 e Wii U.
O herói também estrelou jogos para iPhone (Foto: Divulgação)O herói também estrelou jogos para iPhone (Foto: Divulgação)
Com sua popularidade aumentando cada vez mais, o Homem de Ferro deve ganhar novos games ao longo dos próximos anos. Como um dos principais personagens em Os Vingadores e com seus filmes elogiados pelos fãs, Tony Stark tem futuro garantido nos jogos eletrônicos, ainda que alguns não tenham ficado tão bons quanto o esperado.
via Tech Tudo

Category: ,

0 comentários