Fujitsu cria dispositivo que digitaliza dados através do toque no papel

Thaylan Sk | 16:35 | 0 comentários

A Fujitsu está desenvolvendo um dispositivo capaz de reconhecer informações impressas em papel e digitalizá-las. De forma intuitiva, o usuário pode selecionar a região que deseja importar para apenas tocando na folha.
O sistema funciona com apenas uma câmera e um projetor (Foto: Reprodução/Cnet)O sistema funciona com apenas uma câmera e um projetor (Foto: Reprodução/Cnet)
O sistema utiliza técnicas de processamento de imagens para reconhecer o conteúdo. A interface desenvolvida pela Fujitsu usa apenas uma câmera, que observa os movimentos realizados pelo usuário (como a seleção de uma região em uma página de revista), e um projetor,  que, por sua vez, fornece uma resposta visual, facilitando a interatividade com o sistema.
O software utiliza complexos algoritmos para identificação dos dedos do usuário, recorte das imagens reconhecidos pela câmera, exibição pelo projetor em tempo real etc. O programa distingue automaticamente os objetos e regula seu sistema de coordenadas para capturar o conteúdo da melhor forma possível. Assim, é possível reconhecer tanto folhas planas quanto objetos curvos, como livros.
A ideia da empresa é fazer com que o sistema seja semelhante ao funcionamento de uma tela sensível ao toque. O programa é capaz de identificar os gestos do usuário, bem como as pontas dos dedos, utilizadas para fazer as seleções. Para manipular um objeto, basta tocar no papel e escolher a área desejada, parecido com o movimento de seleção com um mouse.
A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento. A empresa pretende liberar a utilização do equipamento para um grupo de pessoas, a fim de verificar quais problemas irão surgir. A Fujitsu deseja disponibilizar o produto comercialmente em 2014.
Via Cnet, Tech Tudo

Category: ,

0 comentários