Cientistas criam bateria de lítio duas mil vezes mais eficiente

Thaylan Sk | 16:39 | 0 comentários


Técnicos da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, conseguiram criar baterias de lítio que são duas mil vezes mais eficientes do que as atuais. Para chegar neste resultado, eles romperam modelos tradicionais, criando estruturas de ânodos e cátodos tridimensionais, que garantem alta potência e energia ao mesmo tempo.
Bateria usa novos métodos de manufatura para aumentar a potência e a energia disponível (Foto: Reprodução)Bateria usa novos métodos de manufatura para aumentar a potência e a energia disponível (Foto: Reprodução/ Extreme Tech)
Normalmente, as baterias consistem em dois tipos: aquelas que possuem alta potência - medida em watts - ou muita energia - medida em watts em uma unidade de tempo, como horas. Combinar as duas grandezas num único modelo não era algo possível até o projeto dos cientistas norte-americanos. Com a nova tecnologia, há chances de que, em um futuro próximo, por exemplo, baterias e células de combustível de alta capacidade sejam criadas para sanar as demandas de setores específicos, como automobilístico e de computação móvel.
Para acabar com o eterno impasse, os cientistas de Illinois alteraram a estrutura interna da bateria de íons de lítio. Aquela presente nos celulares, por exemplo, tem uma estrutura interna bidimensional de ânodo (normalmente feito de um derivado do carbono) e o cátodo (concebido a partir de algum sal de lítio). É o trânsito dos íons de lítio do cátodo para o ânodo que gera a eletricidade que consumimos.
Na nova bateria, a estrutura deixa de ser bidimensional e passa a ser tridimensional e porosa. O efeito do formato inovador aumenta a área total de superfície onde podem ocorrer as reações químicas que produzem eletricidade. O crescimento na velocidade das reações permite que a bateria descarregue mais rápido, mas, em contrapartida, gera mais energia e garante recargas ultrarrápidas.
Com esta tecnologia, no futuro, será possível que a bateria do seu celular tenha a espessura de um cartão de crédito e entregue mais energia, mais potência, além de ser recarregada em questão de segundos e não, de horas.
Via Extreme Tech, Tech Tudo

Category: ,

0 comentários