Presidente da BlackBerry afirma que tablets estarão ‘mortos’ em 5 anos

Thaylan Sk | 17:43 | 0 comentários


O CEO da BlackBerry, Thorsten Heins, afirmou que os tablets serão inúteis daqui a cinco anos. A declaração, feita durante conferência promovida pelo Milken Institute, em Los Angeles, além de polêmica, praticamente põe fim à expectativa de que a fabricante lance uma nova versão do PlayBook, tablet da BlackBerry.
Presidente executivo da BlackBerry, Thorsten Heins (Foto: Patrick T. Fallon/Bloomberg)Presidente executivo da BlackBerry, Thorsten Heins (Foto: Patrick T. Fallon/Bloomberg)Presidente executivo da BlackBerry, Thorsten Heins (Foto: Patrick T. Fallon/Bloomberg)
O PlayBook, que nunca foi um sucesso de vendas, foi severamente criticado na época de seu lançamento por não vir com serviço de e-mail integrado. Em 2012, um ano após a estreia, a empresa amargou um prejuízo de 485 milhões de dólares pelo péssimo desempenho nas prateleiras, tendo sido obrigada a reduzir o preço pela metade.
“Talvez exista (um aparelho) com tela grande para a área de trabalho, mas não um tablet tal como ele é. Os tablets em si não são um bom modelo de negócio”, afirmou o executivo na conferência. 
A companhia tem certa tradição em fazer previsões catastróficas sobre tecnologias dos concorrentes. Vale lembrar que, em 2007, a ainda chamada RIM criticou o teclado touchscreen do iPhone, que acabava de ser lançado, dizendo que a funcionalidade não duraria muito tempo.
O CEO à época, Mike Lazaridis, disse que o recurso tinha “sérias limitações quando se trata de digitação fácil”, completando que não havia ficado muito impressionado com o aparelho da Apple e que ele não seria uma ameaça ao sucesso do BlackBerry, líder no mercado de smartphones até então.
Contudo, o que se viu nos anos seguintes foi justamente o contrário: enquanto a empresa de Cupertino lidera a venda de celulares ao lado da Samsung, com 17% e 33% do mercado, respectivamente, a participação da BlackBerry caiu para apenas 3,2% no último trimestre, mesmo com o lançamento do sistema operacional BlackBerry 10.
Via BGR, Tech Tudo

Category: , ,

0 comentários