Aprenda a usar o SkyDrive com o Windows Phone 8

Thaylan Sk | 12:10 | 0 comentários


  • Por padrão o sistema já tem integração básica com o disco virtual da Microsoft, mas um app é necessário se você quiser mover, excluir ou renomear arquivos.


Os usuários da Apple tem o iCloud, e fãs do Android o Google Drive. Já quem usa o Windows Phone tem à disposição o SkyDrive, o serviço de armazenamento online da Microsoft. Cada conta no Windows Live ganha automaticamente acesso a 7 GB gratuitos para armazenamento de arquivos, que podem ser acessados a partir de qualquer aparelho com uma conexão à internet. Incluindo, naturalmente, smartphones com o Windows Phone 8.
O básico está integrado ao sistema
Há algumas formas de usar o SkyDrive com seu Windows Phone 8. O sistema já tem por padrão integração básica com o serviço, para que você possa salvar e fazer o backup de arquivos no SkyDrive, mesmo que tenha o app do serviço instalado.
O SkyDrive é integrado principalmente aos apps Photos, Office e OneNote. Por exemplo, ao ver uma foto que você tirou com o Smartphone, você pode enviá-la para o SkyDrive clicando no botão “Mais” (representado por  no canto interior direito da tela) e escolhendo a opção salvar em SkyDrive.
Você também pode ativar o envio automático de todas as fotos e vídeos que você fizer para o SkyDrive: abra o aplicativo Fotos, clique no botão Mais e em Configurações. No item Upload automático clique emSkyDrive e marque a opção Carregar (pode usar o plano de dados)
skydrive_salvar-360px.jpg
Use a opção "Salvar em" para salvar um documento do Office diretamente no SkyDrive
Da mesma forma, quando você salva um documento ou planilha no Office você pode enviar o arquivo para o SkyDrive: clique no botão Mais e escolha a opção salvar como... no menu, e em Salvar em: escolhaSkyDrive. Você poderá acessar esse documento indo à tela locais no app do Office (à direita da tela principal) e escolhendo a opção SkyDrive
Outro app do Office, o OneNote, salva automaticamente uma cópia de seus blocos de notas e anotações no SkyDrive. Para sincronizar um bloco de notas manualmente, abra o app do OneNote, clique no botão Mais e escolha a opção sincronizar.
Sua conta no SkyDrive também está acessível em outros apps, especialmente aqueles que acessam fotos. Por exemplo, se você quiser escolher uma imagem para seu perfil no Skype, pode escolher entre as fotos que estão em seu smartphone ou em sua conta no SkyDrive. Da mesma forma, você pode escolher uma imagem do SkyDrive como papel de parede para a tela de bloqueio do aparelho.
App traz recursos extras
Como vimos, você não precisa do app do SkyDrive para usá-lo em seu aparelho com o Windows Phone 8. Mas se você quiser gerenciar os arquivos armazenados lá, ou seja, movê-los, renomeá-los ou excluí-los, aí sim precisará do App, disponível gratuitamente na loja de aplicativos de seu aparelho.
O app tem três telas chamadas: arqs, recentes e compartArqs. mostra todos os arquivos armazenados em sua conta, recentes mostra os acessados recentemente e compart. mostra aqueles que foram compartilhados com outros usuários. 
Para abrir um arquivo ou pasta, basta dar um toque nele. Os arquivos são abertos no aplicativo associado a eles: documentos do Word no app Office e fotos dentro do próprio app do SkyDrive, por exemplo.
No rodapé de cada tela do app do SkyDrive há uma barra de ferramentas com quatro botões: adicionar,miniaturasselecionar e pesquisar. O botão adicionar permite enviar arquivos para o SkyDrive, o botãominiaturas permite alternar entre ver os arquivos como miniaturas com como uma lista com detalhes extras como nome, tamanho e data de criação. O botão selecionar permite escolher um ou mais arquivos para mover ou excluir, e o botão pesquisar faz buscas entre seus arquivos.
skydrive_arquivos-360px.jpg
A lista de arquivos no app do SkyDrive no Windows Phone 8
O botão Mais na barra de menus permite acessar mais recursos, incluindo a capacidade de adicionar pastas à sua conta, recarregar a lista de conteúdo e acessar o painel de configurações. Você pode renomear qualquer pasta, basta abrí-la, clicar no botão Mais e em renomear.
Na tela de configurações você pode ver quanto espaço ainda tem em sua conta (no painel conta) e pode ajustar a resolução de upload ou download de imagens (original ou redimensionado) no painel geral. Quando você abre uma pasta a barra de ferramentas muda ligeiramente: o botão pesquisar viracompartilhar, e permite que você crie um link para compartilhar o arquivo via-email. 
Embora o app do SkyDrive não seja necessário para realizar backups simples, já que esta função é integrada no Windows Phone 8, é recomendável instalá-lo se você quiser gerenciar seus arquivos e pastas remotos quando estiver longe do PC.
via PC World

Category: , ,

0 comentários