Como manter os dados do notebook salvos!

Thaylan Sk | 22:47 | 0 comentários


É muito importante manter o seu laptop sempre protegido, e concluir essa missão não tem mistério

Os computadores portáteis são muito convenientes, mas também muito vulneráveis a roubos. 

Quando você carrega o seu laptop para restaurantes, cafés, aeroportos ou viagens, acaba fazendo com que todos os seus dados privados e um dos seus mais caros objetos pessoais se tornem um alvo em potencial para ladrões.

Está errado quem pensa que o notebook não é um objeto fácil para roubo. Ele é alvo mais simples até mesmo do que joias e dinheiro, pois ele está sempre visível "dando sopa" na mesa, na cadeira ou na mala, bastando um descuido para que o portátil suma.

Em alguns casos, o alvo não é só o aparelho, e sim os seus dados. E o que é pior, para surrupiar suas informações, o criminoso não precisa nem fazer o roubo físico, basta ele usar a mesma rede Wi-Fi.

Felizmente, esse é um tipo de crime que pode ser evitado facilmente,  tomando-se algumas precauções e seguindo-se algumas práticas simples, as quais nós vamos ensinar a você.


BLOQUEIO


Nunca deixe o seu laptop completamente indefeso: bloqueá-lo com senha é primordial. Login e senha não vão proteger a sua máquina contra hackers, porém podem ser o suficiente para afastar certos criminosos que tentarem acessar o seu computador.
Se você usa o Windows 7 é muito fácil mudar e criar uma senha, mesmo que você ainda não tenha uma. Veja como:

- Se você já tem uma senha e só deseja alterar, aperte Control+Alt+Del e clique em "Alterar uma Senha";

- Em seguida, vá para Painel de Controle > Hardware e Sons > Opções de Energia e marque "Exigir uma senha ao ativar o computador".
No Windows 8, abra o menu “Usuários” nas configurações do computador. Lá, você vai encontrar as opções para mudar a senha e pedir uma quando ligar o computador. 


CRIPTOGRAFANDO OS DADOS


O bloqueio do laptop não garante 100% da proteção, pois a senha pode ser descoberta facilmente ou o ladrão simplesmente coloca o seu disco rígido diretamente em um computador para conseguir acessar os seus dados. 
Se você é uma pessoa que viaja bastante, tem todas as suas informações no computador e não quer que ninguém as veja, você deve fazer uma criptografia completa de disco; veja como:

  • Quem já tem Windows Vista, Windows 7 Ultimate ou Enterprise ou Windows 8 Pro ou Enterprise possui toda a encriptação de disco no programa Microsoft’s BitLocker, e a função é muito fácil de habilitar, veja aqui.
  • Se você não tem uma versão profissional do Windows ou o seu computador não tem o chip TPM (Trusted Platform Module) embutido, você pode usar o TrueCrypt. Faça o download aqui.

    PRINCIPAIS DICAS PARA A CRIAÇÃO DA SENHA


    • Escolha senhas com pelo menos 12 caracteres, misturando letras em caixa baixa e alta, além de usar números e símbolos;
    • Não use uma senha antiga;
    • Mude as senhas com frequência, de preferência a cada seis meses;
    Se ainda restam dúvidas de como deve ser a senha perfeita, veja aqui um infográfico com as dicas mais importantes de como criá-la. Você também pode organizar todas elas com a ajuda do KeePassX.

    USE UM VPN EM REDES WI-FI DESPROTEGIDAS


    Redes Wi-Fi desprotegidas são as maiores ameaças ao seu sistema de segurança, pois não há como saber com quem você está dividindo a rede. Nem todos os sites usam o HTTPS, e essa encriptação de dados pode variar, então você está praticamente à mercê dos protocolos de segurança utilizados pelo site.

    Com um VPN, o tráfego originado do seu laptop é criptografado e, então, enviado a um servidor de terceiros, onde ele pode com segurança ser redirecionado à web sem “olhares indiscretos”.

    Você pode esconder o seu IP com a ajuda de alguns programas, como o Loki VPN Client. Existem também softwares que permitem a você localizar o seu notebook se ele for roubado, como o Prey Project.

    Mas, claro, antes de toda a complexidade, a melhor maneira de prevenir que os seus dados sejam invadidos é evitando o roubo. Não deixe o seu notebook sozinho nem por poucos segundos, mesmo se estiver em cabos, e não se esqueça de estar ciente de que o mesmo está na mala ou em seu devido case.

    Outra opção para deixar os seus arquivos ainda mais seguros é bloquear o acesso a pastas e arquivos, que vão ficar protegidos até mesmo se o seu notebook for roubado. Se você é usuário do Windows 7, acompanhe aqui como fazer.

    Category: , , ,

    0 comentários