Estudantes criam máscaras que garantem visão e audição sobre-humanas

Thaylan Melo | 22:47 | 0 comentários



Um grupo de estudantes do Royal College of Art, de Londres, criou duas máscaras que potencializam os sentidos de quem as usa, garantindo visão e audição sobre-humanas. Um dos protótipos cobre os ouvidos e a boca e isola o som ambiente. Isso torna possível, por exemplo, ouvir claramente a conversa de alguém à distância, no meio de uma multidão. O objetivo é adaptar o aparelho para pessoas com deficiência auditiva, mas ele também poderia ser usado em alunos com dificuldade de concentração.
Projeto Eidos, máscara que dá supervisão (Foto: Projeto Eidos, máscara que dá supervisão)Projeto Eidos, máscara que dá supervisão (Foto: Projeto Eidos, máscara que dá supervisão)
O outro modelo aumenta o poder de visão. Nos óculos enormes está instalada uma câmera de head-mounted, que captura a imagem e a envia para um computador. A máquina acrescenta efeitos em tempo real, como os padrões de movimentos similares aos de uma máquina fotográfica.
Instantaneamente, a imagem retorna ao visor – como no Google Glass – e o usuário tem uma visão nítida de detalhes imperceptíveis a olho nu. Algumas equipes esportivas, inclusive, já estão de olho na invenção.
Projeto Eidos, máscara que dá poderes sobre-humanos (Foto: Projeto Eidos, máscara que dá poderes sobre-humanos)Projeto Eidos, máscara que dá poderes sobre-humanos (Foto: Projeto Eidos, máscara que dá poderes sobre-humanos)
As mentes que bolaram o projeto Eidos, Tim Bouckley, Millie-Clive Smith, Mi Kim Eun e Yuta Sugawara, estão empolgadas: “Estamos acostumados a controlar o mundo ao nosso redor para encontrar as configurações que nos adequam melhor. Mas, enquanto a tecnologia avança para ajudar isso, nossos corpos físicos permanecem os mesmos". As máscaras ainda estão em desenvolvimento, mas ideia é que o usuário tenha o mesmo tipo de controle sobre seus próprios sentidos. Tony Starks, o Homem de Ferro, que se cuide.
Veja abaixo como funcionam as máscaras:


Via Mashable, Tech Tudo

Category: , ,

0 comentários