Megabyte X Megabit qual é o certo?

Thaylan Sk | 23:02 | 0 comentários


Megabyte X Megabit
Existem dois tipos de medidas a serem analisadas, Megabyte (MB com maiúsculo) e Megabit (Mb com B minúsculo). Ao contratar um serviço de Internet, geralmente contratamos em Mb, que significa Megabit, pois maiúsculo equivale a Mega e b minúsculo equivale a bit. Isso Explica o porquê muitas pessoas reclamam que contratam um serviço de 10Mb porem só recebe 1 MB. Não se assuste, você não está sendo "completamente" enganado pelo seu provedor!

Aqui no Brasil "1 mega" na verdade é de 1 megabit por segundo (e não 1 megabyte por segundo). O que ocorre na maioria dos casos é o usuário contratar um serviço de 5 "megas" (exemplo) e desejar baixar arquivos nesta velocidade, porem como já explicamos acima, este "megas" referido pelos provedores é dado é Megabit.

Navegadores da Web e gerenciadores de download costumam medir a velocidade de transferência de um arquivo em Megabyte, sendo assim o usuário tem a falsa impressão de estar pagando um serviço e estar recebendo apenas 10% dele, fato que não ocorre na maioria das vezes.

Para ficar claro, é necessário compreender que a unidade megabyte equivale 1024 quilobytes e a unidade megabit a 128 quilobytes, sendo assim ao contratarmos um serviço de 5 Mb (5*128KiB=640Mb), teremos a unidade em MB bem menor que a oferecida (5MB/8=640 KBPS), sendo 640 KBPS é a verdadeira velocidade contratada em termos de "Mega".

Estes termos ocorrem desde o início da rede, uma longa história onde os pacotes de dados enviados são enviados em Megabit e então se popularizou o termo, porem em países do exterior, este valor é dado em MB.
FONTE: Gizmod 

Category: ,

0 comentários