Oque é o formato AT e BabyAT?
O formato AT (Advanced Technology) foi projetado para os microcomputadores que usam o processador 80286. Essas placas eram muito largas para encaixar os gabinetes AT existentes, então, foi necessário desenvolver um formato com todas as características do AT um pouco mais estreita, criando assim, o formato BabyAT. As com verdadeiro formato AT eram denominadas de Full AT.
Os formatos AT e BabyAT possuem apenas um conector para dispositivos externos soldado à placa. Tratava-se de um conector redondo onde o teclado era encaixado. Outros conectores eram ligados à placa-mãe através de cabos flats, sendo os dois conectores menores para duas portas seriais, os dois maiores são para as duas interfaces IDE, um de tamanho médio para disquete e o último para a porta paralela. O processador geralmente ficava à frente dos slot, dificultando a instalação de placas de expansão um pouco maiores.
Placas AT necessitavam de gabinetes e fontes AT que possuíam dois conectores de 6 furos, os quais se encaixavam no conector e 12 pinos da placa. A maneira correta de encaixar os conectores da fonte na placa-mãe era deixar os fios presos juntos, ao meio do conector de forçada placa-mãe. Uma das maiores dificuldades desse padrão devido à falta de espaço dentro do gabinete era a circulação do ar, o que deixa o gabinete muito quente.
via speedy-hackers.
Category: Curiosidades, Tecnologia
0 comentários