Big Data pode ajudar Felipão na Copa das Confederações

Thaylan Sk | 10:39 | 0 comentários

IBM vai analisar tweets dos brasileiros durante os jogos e enviar percepções para o técnico da seleção

arenadez.com
Felipão
O Big Data poderá ajudar o técnico da seleção brasileira de futebol a melhorar o desempenho do time, segundo a IBM. A companhia irá usar sua experiência para analisar tweets durante os jogos da Copa das Confederações e disponibilizar os insights coletados ao Felipão. A ideia, segundo a empresa, é que todos os torcedores 'participem' da equipe, dando opiniões que poderão ser seguidas pela direção do time. 

A tecnologia que 'escuta' os torcedores, desenhada pela equipe do laboratório de pesquisas da IBM Brasil, irá analisar com acuracidade todas as postagens escritas em português (dentro e fora do país), selecionando as que estiverem relação com os jogos da seleção. A partir daí, o software irá determinar os sentimentos associados a cada partida. 

O algoritmo ainda irá gerar estatísticas e gráficos que ilustrarão os comentários sobre os temas mais discutidos no Twitter, como performance individual dos jogadores, desempenho da equipe, da comissão técnica e do árbitro, antes, durante e após os jogos.

O resultado dessa análise será divulgado através de um aplicativo chamado Ei!, desenvolvido pela IBM especialmente para esse projeto, que poderá ser acessado exclusivamente pelo técnico do Brasil, caso ele queira.

"Reunimos Twitter e futebol, paixões que fazem parte da vida dos brasileiros, para mostrar como a explosão de dados pode ser valiosa para ajudar líderes a tomarem as melhores decisões. Basta tuitar para que possa ser ouvido por quem realmente interessa: o nosso técnico", comenta Claudio Pinhanez, gerente do Laboratório de Pesquisas com foco em Sistemas de Serviços da IBM Brasil.

Segundo Claudio, serão analisados até 5 milhões de tweets por jogo.


via http://olhardigital.uol.com.br

Category: ,

0 comentários