Tweetro+ é uma ótima mistura do Twitter e do Windows 8

Thaylan Sk | 10:42 | 0 comentários

App integra todos os recursos importantes do Twitter à interface moderna do Windows 8, e funciona especialmente bem em máquinas com telas sensíveis ao toque.

O Windows 8 foi lançado em Outubro de 2012, mas durante um bom tempo não havia um cliente oficial para o Twitter que fosse capaz de tirar proveito da “Interface Moderna” do sistema. Com isso surgiram várias alternativas e uma delas, o Tweetro+, se destaca por fazer bom uso da interface, sem abrir mão dos recursos mais importantes do Twitter.
A tela principal mostra uma “visão geral” de sua atividade na rede social. Depois de conectar suas contas - o Tweetro+ suporta várias ao mesmo tempo - você pode ver um resumo do que está acontecendo em sua timeline, menções a você, detalhes do seu perfil e o que mais escolher. Clique ou feche os dedos sobre a tela em um gesto de “pinça” para ir à tela principal, onde você pode alternar entre usuários, compor tweets e personalizar as colunas com informações.
tweetro_geral-360px.jpg
Visão geral mostra toda sua atividade no Twitter
O Tweetro+ funciona muito bem com um teclado e mouse, mas é em aparelhos equipados com uma tela sensível ao toque que ele realmente brilha. O app é otimizado para funcionar tanto no modo retrato quanto no modo paisagem, e embora o modo paisagem tenha um pequeno bug que faça com que os botões de opções escondam o tweet atual, ambos são fáceis de usar e navegar. 
Clique ou toque em um tweet para ver os botões para responder (Reply), Retweetar (Retweet) ou marcar o tweet como favorito (Favorite), além de outras opções de dependem da orientação da tela. No modo paisagem, por exemplo, o Tweetro+ abre os links em um conveniente navegador integrado que surge à direita da tela. No modo retrato o navegador desaparece, substituído por uma opção chamada Open Link (Abrir link). O mesmo vale para detalhes como a visualização de uma conversa, que é automaticamente disponível no modo paisagem mas está oculta atrás de um botão no modo retrato. Também há uma opção para excluir seus próprios Tweets.
tweetro_browser-360px.jpg
No modo paisagem, o navegador integrado torna fácil seguir um link
Novos tweets podem ser compostos na tela inicial do app ou em uma tela dedicada que surge ao clicar em Reply (responder) ou Quote (citar) em um tweet. A tela de composição tem um contador de caracteres e uma opção para inserção de imagens. Me surpreendi ao ver que o Tweetro não “encurta” automaticamente as URLs, e não consegui encontrar uma opção para fazer isso dentro do app. Também na janela de composição você sempre encontrará o último tweet que enviou. Clique nele para ver uma lista com todos os tweets da conta associada.
O Tweetro+ também funciona muito bem no modo “lado a lado”, ocupando um terço da tela enquanto outro app ocupa o espaço restante. A interface tem um layout especializado para esse modo, mas notei uma omissão curiosa: nele não há uma opção para adicionar imagens a um tweet.
tweetro_snap-360px.jpg
Tweetro roda muito bem "lado a lado" com outros apps, mesmo os de desktop
Não encontrei muitos problemas com o Tweetro+. Sua principal falha é a falta de opções de personalização. É possível receber notificações, mas não há uma forma de controlar ou cancelar elas. Não é possível mostrar a hora exata em que um tweet foi enviado, apenas o tempo relativo, o que é um inconveniente. O suporte a listas também é incompleto: você pode ver e ler suas listas, mas não há uma forma de criar novas listas ou adicionar usuários às já existentes.
Eu gostaria de ter um pouco mais de controle sobre a aparência e comportamento do Tweetro+, mas como ele é tão bem projetado, na maioria dos casos isso não importa. Embora ele não seja a melhor opção quando comparado aos apps para o desktop, é uma excelente escolha para quem tem um tablet com Windows 8, e funciona extremamente bem com uma tela sensível ao toque. Devido à limitações na API do Twitter, uma versão gratuita do Tweetro+ não está disponível. O app custa cerca de R$ 17,00, mas vale a pena.

via PC World

Category: , ,

0 comentários