Como funciona o reconhecimento de voz nas novas Smart TVs

Thaylan Sk | 15:43 | 0 comentários

Uma das funções disponíveis nas Smart TVs é a tecnologia para reconhecimento de voz do usuário. O recurso é muito útil, principalmente quando você "perde" o controle remoto da televisão e quer aumentar o volume ou trocar de canal, mas a ferramenta também pode oferecer outros importantes serviços.
As novas Smart TVs reconhecem sua voz até mesmo pelo controle remoto (Foto: Reprodução)As novas Smart TVs reconhecem sua voz até mesmo pelo controle remoto (Foto: Reprodução/Samsung)









Samsung, por exemplo, utiliza o reconhecimento de voz na função Smart Interaction. Através dessa função, é possível ativar alguns comandos da Smart TV sem o uso do controle remoto. Para isso, microfones foram embutidos no próprio corpo da televisão e no controle remoto sensível ao toque que acompanha o aparelho. Segundo a empresa, o usuário pode ligar/desligar a TV, mudar de canal, acessar aplicativos e navegar na web usando comandos de voz.
No caso das Smart TVs da Samsung com reconhecimento de voz, basta dizer “Smart TV, Ligar!” para ligar o aparelho ou “Olá, TV!” para ativar o menu de opções. Nesse menu é possível aumentar/diminuir volume, trocar o canal ou acessar outras funções do aparelho, como o Smart Hub. A Samgung aconselha utilizar os comandos de voz em ambientes sem ruídos e a uma distância de até 4 metros da TV. Caso o ambiente tenha ruídos, utiliza-se o controle remoto com reconhecimento de voz, aumentando a distância para até 10 metros.
Além disso, a tecnologia Smart Interaction não exige o cadastramento de vozes, ou seja, qualquer pessoa pode enviar comandos de voz para a TV sem nenhum tipo de configuração prévia. Entretanto, os comandos de voz são restritos e não conseguem operar todas as funcionalidades da TV, como aumentar o brilho ou nos aplicativos. Um dos modelos que oferece tal funcionalidade é a Samsung Smart TV Slim LED 3D UN46ES7000G, com 46 polegadas. O aparelho sai por aproximandamente R$ 4 mil.
Outro fabricante que oferece o recurso de reconhecimento de voz em alguns aparelhos é a LG. No entanto, o recurso funciona apenas diante do uso do Magic Remote, um controle remoto especial que tem um microfone embutido. É importante lembrar que o dispositivo é vendido separadamente do aparelho de TV. Com isso, a tecnologia de reconhecimento de voz da LG funciona de forma um pouco diferente.
Nas Smart TVs da LG não é possível aumentar/diminuir volume, nem trocar o canal através de comandos de voz. As duas ações só podem ser feitas de forma convencional, pelo controle remoto. Entretanto, o Magic Remote permite utilizar comandos de voz em aplicativos, como uma busca na web ou atualizações em redes sociais. Basta falar a palavra ou a frase desejada e aguardar o reconhecimento ser feito pela TV. Um dos aparelhos que suporta a tecnologia de reconhecimento é a LG Smart TV 55LA6200. O modelo de 55 polegadas é vendido por R$4.900, aproximadamente.

Category: , ,

0 comentários