Desenvolvedora aproveita protestos e lança game 'V de Vinagre'

Thaylan Sk | 11:44 | 0 comentários

Personagem deve recolher substância fugindo da polícia e, ao final, aparece em ranking irônico como 'meliante' ou 'comunista'

Divulgação
V de Vinagre
Inspirados no episódio que ficou conhecido como Revolta da Salada, quando policiais deteram manifestantes e jornalistas durante protesto em São Paulo por porte de vinagre (saiba mais), a Flux Game Studio lançou um jogo batizado como "V de Vinagre".

No game, o jogador controla um manifestante mascarado inspirado no protagonista do quadrinho e longa metragem “V de Vingança” que deve fugir de uma raivosa polícia que o persegue por porte de vinagre. Quando mais o personagem recolhe, mais policiais se juntam para alcançá-lo. No fim, ele recebe um ranking de como a polícia o enxerga, com títulos variando de “meliante” a “comunista”.

“Um roteiro no qual o manifestante precisa fugir da polícia por portar potes de vinagre em sua mochila poderia muito bem ser de um game 100% de ficção", salienta Paulo Luis Santos, diretor de Criação da Flux. “O problema é que, neste caso, é inspirado nessa triste realidade com a qual não podemos compactuar. A maneira como a polícia atuou infelizmente foi digna dos mais violentos e impressionantes filmes ou jogos de ação.” 

Joga-se com apenas duas teclas, e dizeres como "Liberdade de Expressão" são revelados como recompensa para quem consegue fugir da "Puliça" e chegar ao final.

O jogo tem um teor irônico e gráficos leves para levar o assunto a uma audiência que não lê jornal ou sites de notícia, nem assiste aos jornais na televisão - especialmente um público mais jovem.

“O game é, talvez, a mídia com a qual a conexão é mais forte e sólida para um pessoal mais novo, os pré-adolescentes e adolescentes ainda na escola”, observa Santos. “Estamos manifestando uma opinião ideológica e registrando um movimento social importantíssimo com o ‘V de Vinagre’, e sabemos que as pessoas que o jogarem serão expostas e talvez até influenciadas por ela. Esse é o ponto.”

Para jogar, clique aqui.


via olhar digital

Category: , ,

0 comentários