Galaxy S4 e Galaxy S4 mini: entenda a diferença entre os smartphones

Thaylan Sk | 16:10 | 0 comentários

Galaxy S4 mini foi anunciado no último dia 30 de maio como uma versão menor e mais simples do Galaxy S4, o mais novo smartphone top de linha da Samsung. Apesar de manter o nome do irmão mais velho, o S4 mini possui características bem diferentes, o que pode gerar dúvidas nos usuários que esperam um aparelho idêntico ao S4 original mas em um tamanho menor. Confira, então, um comparativo entre os modelos.
Samsung Galaxy S4 e Galaxy S4 mini têm especificações diferentes, mas são ótimos smartphones (Foto: Reprodução)Galaxy S4 e Galaxy S4 mini têm especificações diferentes, mas são ótimos smartphones (Foto: Divulgação)

A diferença mais óbvia entre os dois modelos é no tamanho. Os designs são bem semelhantes, mas o S4 conta com uma grande tela de 5 polegadas, enquanto o mini traz um de apenas 4,3. A qualidade dos displays também é diferente: o original traz uma Super AMOLED em FullHD (1080p), enquanto o mais básico conta com uma em qHD (540p). O mini tem um corpo bem menor e mais leve (118g contra 143g) que o do irmão mais velho, embora seja mais grosso (8,9 mm de espessura contra 7,8 mm).
O que não é óbvio ao se analisar os aparelhos, é que seus hardwares também são muito diferentes. O S4 mini tem um poder de processamento um bem abaixo de sua versão maior: ele traz um chip dual-core de 1,7 Ghz, bem mais simples que o quad-core de 1,9 Ghz do S4 original. A memória RAM do mini é muito boa, mas também fica aquém do modelo maior: 1,5 GB contra 2 GB.
Além disso, a câmera traseira e a bateria do S4 mini não são tão impressionantes quanto as do Galaxy S4 original. Enquanto o original tira fotos com sensor de 13 megapixels e conta com uma grande bateria de 2.600 mAh, a versão pequena traz uma câmera de 8 MP e bateria de apenas 1.900 mAh. O armazenamento é outra grande diferença: o mini é vendido apenas com 8 GB internos, enquanto o S4 grande conta com opções de 16, 32 e 64 GB.
De um modo geral, porém, ambos os aparelhos são muito bons. Os dois contam com o último Android, a versão 4.2.2 Jelly Bean, além de possuírem conexão 4G. O S4 mini ainda tem a vantagem de ser muito mais barato que o original - embora o preço não tenha sido divulgado, este é o grande trunfo das versões "mini" da Samsung - e possuir uma versão com suporte a dois chips de operadoras diferentes.
Se você é um usuário que utiliza seu smartphone para tudo, e gosta de estar sempre com um aparelho de alto desempenho, o mais aconselhável é adquirir o Galaxy S4 - apesar do seu alto preço de R$ 2,5 mil. No entanto, se você é um usuário comum, que utiliza o smartphone de maneira moderada e só costuma usar e-mail, redes sociais, apps comuns e jogar games leves, o Galaxy S4 mini é uma ótima opção.
Tabela comparativa entre Galaxy S4 e Galaxy S4 Mini (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Galaxy S4 e Galaxy S4 mini (Foto: Arte/TechTudo)
Tech tudo

Category: , ,

0 comentários