Samsung desenvolve seu primeiro SSD com instalação descomplicada

Thaylan Sk | 23:25 | 0 comentários

O padrão SATA, aos poucos, parece estar próximo de dar espaço a novas tecnologias. Uma delas é a dos SSDs baseados na tecnologia PCI Express. A Samsung apresentou seu primeiro produto com estas características, o Xp41, com velocidade de 1.4 GB/s, ou seja, 2.5 vezes mais veloz do que os SSDs SATA mais rápidos. O hardware consegue realizar transferências de até 500 GB em seis minutos.
SSD da Samsung é mais fino e mais potente (Foto: Reprodução/Engadget)SSD da Samsung é mais fino e mais potente (Foto: Reprodução/Engadget)
Além disso, o dispositivo tem as dimensões bem menores do que o comum, medindo 80mm x 22mm e pesando apenas seis gramas (nove vezes menos do que os 54 dos SSDs de 2.5 polegadas SATA). Seu volume, por sua vez, é de sete vezes menos do que o concorrente, tornando-o mais fácil de ser usado em aparelhos finos.
O drive tem como alvo os ultrabooks. Suas primeiras unidades já estão sendo enviadas para fabricantes. Foram disponibilizados três modelos, de capacidades de armazenamento diferentes: 128 GB, 256 GB e 512 GB. Ou seja, é provável que muito em breve haja equipamentos com estes drives sendo lançados.
“Com o XP941, nos tornamos os primeiros a disponibilizar SSD PCIe com uma alta performance para fabricantes de PC em todo o mundo, para que eles possam lançar notebooks ultrafinos com a melhor performance neste ano”, disse Young-Hyun Jun, vice-presidente executivo de marketing e vendas da Samsung Electronics.
Via Engadget, tech tudo

Category: , , ,

0 comentários