Usuários nos EUA sofrem com "formigas malucas" que destroem eletrônicos

Thaylan Sk | 10:50 | 0 comentários

>Espécie invasiva originária da Argentina e do Brasil tem uma queda por eletrônicos, e inseticidas convencionais são inúteis contra elas.

Moradores da região sul dos Estados Unidos, da Flórida ao Texas, estão tendo de se preocupar com uma nova ameaça aos seus aparelhos eletrônicos: uma espécie invasora de formiga.
Com o nome científico de Nylanderia fulva, e popularmente conhecido como “formiga maluca”, por causa do seu padrão errático de movimento, o inseto vem causando danos em equipamento eletrônico e até tomadas por onde passa.
São formigas pequenas, com pouco mais de 3mm de comprimento, que podem entrar em tomadas elétricas ou outras frestas na casa. Pesquisadores ainda não sabem porque elas são atraídas pelos equipamentos eletrônicos, mas em apenas um ano estima-se que tenham causado um prejuízo de US$ 146,5 milhões em danos a aparelhos apenas no estado do Texas.
A parte curiosa é que elas não gostam do “sabor” dos eletrônicos, e o comportamento destrutivo é causado por um instinto falho. Uma formiga pode ser atraída para uma fonte de alimentação, talvez pelo calor ou campo elétrico, e quando encosta em um componente energizado é eletrocutada. Nesse momento ela imediatamente lança um feromônio no ar, que atrai mais formigas para o local.
nylanderia_pubens-360px.jpg
Uma das "formigas malucas"
O feromônio é tipicamente usado como um sinal químico para comunicar a descoberta de comida aos outros membros da colônia. As formigas esfregam o abdômem no chão para que o cheiro marque o local, o que explica porque elas formam uma “fila indiana” até comida ou outros insetos mortos.
Se as formigas atraídas pelo feromônio tocarem sua companheira morta, ou o componente, elas também morrem, liberando mais feromônios e criando uma reação em cadeia que atrai mais formigas para o local. Em breve há tantas formigas dentro do aparelho que elas acabam causando um curto-circuito.
As formigas também carregam terra ou areia para o interior do equipamento, que pode aculumar umidade que eventualmente irá “fritá-lo”.
Assim como muitas outras espécies invasoras, foram os humanos que levaram as formigas para os EUA. Elas são nativas da América do Sul, mais especificamente do Brasil e da Argentina, e sozinhas não viajam muito. E para piorar, elas não se importam com os inseticidas comuns.
Portanto, antes de fazer uma “boquinha” perto do computador ou smartphone, pense duas vezes. Suas migalhas podem estar atraindo formigas para um “prato” muito mais saboroso, e caro.
via PC World

Category: ,

0 comentários