Site lista cinco coisas que você pode fazer com o Raspberry Pi

Thaylan Sk | 14:54 | 0 comentários



Raspberry Pi, já está a venda no mundo e também no Brasil. Com a chegada dele surgem diversas possibilidades de uso, imagine o que pode ser criado a partir desse mini computador. Não consegue visualizar? Então veja algumas funcionalidades listadas pelo site Gizmodo que podem transformar essa pequena peça de laboratório de hardware em um recurso muito útil do seu dia a dia.
Raspberry Pi (Foto: Reprodução)Raspberry Pi (Foto: Reprodução)
Smart TV
Não jogue fora seu dinheiro comprando aquelas caríssimas Smart TV’s que vem com uns poucos e pobres aplicativos e um navegador simples. Conecte um Raspberry Pi na sua TV e você poderá obter um navegador web completo, que realmente funciona, com e uma biblioteca potencialmente enorme de aplicativos e jogos.
E isso apenas com o Fedora Remix, a distribuição padrão do Pi.
Dispositivo de armazenamento de rede simples
Plugue uma unidade USB com bastante espaço no Pi e depois ative o compartilhamento de arquivos do Samba no Fedora Remix que vem com ele e pronto, instantaneamente você tem um dispositivo de armazenamento de rede. Nessas condições, ele se torna um servidor para ser acessado em sua rede doméstica, ficando disponível para você pode pegar música, vídeo, documentos ou qualquer outra coisa que seja muito grande para caber em seu notebook, tablet ou smartphone.
Acessando um servidor de arquivos Raspberry no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando um servidor de arquivos Raspberry no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Sem você mexer pouco mais, poderá compartilhar seus dados através da internet usando um servidor web compacto como o Abyss ou o NGinx, ou até mesmo montar um repositório de arquivos seguro, usando SSH. O melhor de tudo, é que com o Pi atuando como servidor de armazenamento, você pode se concentrar em apenas usar o recurso.
Controle remoto do seu computador
O VNC é um software livre de controle remoto que você pode rodar uma versão servidor em um PC ou Mac e acessar remotamente o desktop do computador usando uma versão cliente chamada VNC Viewer, que funciona em vários sistemas operacionais, inclusive no Linux. Ele pode transformar o pequeno Raspberry Pi em Controle remoto para seu computador.
Faça assim: deixe o VNC sendo executado em seu PC e depois ligue um Raspberry Pi em sua televisão, conecte um mouse e teclado Bluetooth e finalmente, execute VNC Viewer no Pi para assumir remotamente o controle de seu computador. É importante lembrar que os dois equipamentos precisam estar na mesma rede ou caso não estejam, pelo menos possam se comunicar.
A abordagem acima também pode ser usada para um computador que está no trabalho, dessa forma você poderá trabalhar em casa, no conforto do seu sofá. Contudo, essa estratégia só pode ser feita com as devidas autorizações e o suporte do seu empregador, por isso, muito cuidado se for optar por fazer isso.

Central de mídia
Apesar de pequeno, o Raspberry Pi tem uma placa gráfica com poder de fogo suficiente para reproduzir vídeos com qualidade HD. Pegue essa característica e adicione uma unidade de armazenamento USB nele ou use um compartilhamento de rede e você poderá executar um aplicativo de media center completo como o XBMC, por exemplo. Com tudo isso você poderá transformar o pequeno computador em uma central de mídia para poder assistir a seus filmes no conforto de sua sala.
Para ajudar a simplificar ainda mais essa ideia, existe o projeto Raspbmc que é uma pequena distribuição Linux baseada no Debian que traz o XBMC para o Raspberry Pi. A principal meta do projeto é construir uma versão especial do XBMC totalmente otimizado para o Raspberry Pi. Essa distribuição suporta DNLA, AirPlay e reprodução de vídeo de 1080p e pode ser instalada com apenas alguns cliques de um Mac ou um PC com Windows ou Linux, além de ter atualizações automáticas, ou seja, você sempre terá os últimos recursos e atualizações de drivers.

 Sistema de correio de voz
Algumas pessoas estão trabalhando para trazer o FreeSwitch para o Raspberry Pi. O FreeSwitch é um completo pacote de central telefônica PABX, que pode ser configurado para funcionar como um sistema de correio de voz, com direito aquele menu falado e tudo mais. O Raspberry Pi já é poderoso o suficiente para executar o software, e ele como muitos outros sistemas semelhantes usam Linux e processadores ARM, então se você tiver conhecimento e coragem, poderá ter o sistema de correio de voz que sempre desejou por um custo bem pequeno.
Essas são apenas algumas possibilidades, existem outras e cada dia aparecem mais, pois um pequeno exército de nerds já está trabalhando em mais distribuições especializadas para poder transformá-lo em algo útil, seja qual for a utilidade que você queira.
Via Gizmodo

Category: , ,

0 comentários