Fim do Megaupload gerou aumento de vendas legais de filmes

Thaylan Sk | 15:38 | 0 comentários

Estúdios viram aumento de receitas por canais digitais nos meses seguintes ao fechamento do serviço

Megaupload
Parece que todo o processo de investigação que levou ao fechamento do Megaupload no início de 2012 deu resultado. Um estudo mostrou que as receitas geradas pela compra de filmes online aumentou entre 6 e 10% após o fim do serviço de armazenamento mais popular da internet da época.

A pesquisa da Carnegie Mellon's Initiative for Digital Entertainment Analytics levou em conta dois grandes estúdios de Hollywood e foram considerados 12 países on estudo.

"Concluímos que o fechamento do Megaupload e Megavideo causou a mudança da pirataria de sites de hospedagem para a compra ou aluguel por meio de canais digitais legais", afirmaram os pesquisadores ao Wall Street Journal.

O estudo levou em consideração as transações digitais nos quatro meses após o fechamento do serviço administrado por Kim Dotcom, em janeiro de 2012. Segundo a pesquisa, as vendas digitais semanais dos dois estúdios aumentou entre 10.500 e 15.300 unidades. Já os aluguéis aumentaram entre 13.700 e 24.000 unidades por semana.

Os pesquisadores, contudo, não sabem dizer se a tendência se manterá com o tempo, ou se os antigos usuários do Megaupload voltarão a procurar pirataria. "Não sabemos se o aumento das vendas irá persistir ou se estes novos consumidores irão, eventualmente, encontrar seu caminho de volta aos canais piratas", disseram ao WSJ.

Em seu auge, o Megaupload tinha 50 milhões de usuários ao dia. Outros sites de armazenamento como Filefactory, Depositfiles e Hotfile também viram um aumento significativo de usuários após o fim do serviço de Kim Dotcom.


via olhar digital

Category: ,

0 comentários