Descubra como fazer a limpeza correta do monitor

Thaylan Sk | 16:52 | 0 comentários


Computador novo, tela limpa. Mas depois de algum tempo de uso, quem nunca se deparou com manchas e marcas no monitor do desktop ou notebook? Contornar essa situação é simples, mas é necessário tomar alguns cuidados. Saiba como limpar a tela de seu computador sem causar danos ao seu desempenho.
Utilize panos macios para limpar o monitor (Foto: Reprodução/WikiHow)Utilize panos macios para limpar o monitor (Foto: Reprodução/WikiHow)
Antes de tudo, é essencial consultar o manual do aparelho e o site do fabricante. Cada empresa traz dicas para manter o equipamento e soluções de limpeza. É importante seguir as instruções adequadas ao seu computador.
Uma regra deve ser obedecida para qualquer tela de LCD, Plasma e LED: nunca borrife água ou qualquer outro líquido diretamente no monitor. O contato direto com a substância pode gerar manchas permanentes na tela.

Fabricantes como a
 Apple, a Dell, a Acer, a Samsung e a HP indicam que o procedimento ideal é passar gentilmente um pano bem macio, que não solte fiapos, sobre a tela. Tecidos ásperos podem arranhar o monitor e não devem ser usados, assim como papel, jornal ou toalhas. Panos de algodão, ou de microfibras aveludadas são os mais recomendados para essa tarefa. O pano deve ser passado com cuidado, fazer força contra a tela pode ser prejudicial.Antes de mais nada, desligue o seu monitor. No caso de um notebook, é recomendável desconectá-lo da tomada e remover a bateria. Além de contribuir para a segurança do aparelho, a medida ajuda a limpeza, já que com a tela preta, a poeira fica mais visível.
A Apple e a Dell defendem que para um resultado melhor, o pano pode ser umedecido com água. A HP, a Samsung e a Acer, entretanto, recomendam que se evite o uso de água da torneira e sugerem a utilização de produtos próprios para a limpeza de telas. Vale ressaltar que o pano não deve estar muito molhado, mas somente umedecido. Economizar na água é preciso.
Líquidos próprios para limpeza de monitores
Soluções de limpeza específicas para telas podem ser adquiridas em lojas de informática por cerca de R$ 20, mas vale uma consulta nos estabelecimentos próximos e na Internet porque este valor pode variar. Limpadores multiuso e qualquer produto químico que contenha amônia, acetona, tolueno ou álcool etílico não devem ser utilizados.
Por fim, para limpar o gabinete do monitor, basta umedecer o pano com água. Para sujeiras mais difíceis de tirar, a utilização de álcool é permitida, mas também com cuidado, com movimentos leves e sem encostar na tela.
Limpar a tela de seu computador não tem muito mistério. Escolha um pano macio e sem fiapos, não exagere na força e na água e pronto! Faça tudo com prudência e siga sempre as recomendações do fabricante de seu aparelho para ele parecer sempre novo.
via Tech Tudo

Category: ,

0 comentários