Acesso root no Android: o que é e como se faz

Thaylan Sk | 17:44 | 1 comentários


  • Existem muitas razões para fazer root no seu Android. Leia o texto abaixo e descubra mais sobre esse processo


Expressões como rootsudo ou superuser não são incomuns para quem teve qualquer experiência com distribuições Linux. Nos últimos anos, porém, com a crescente popularização do sistema Android, a expressão “rootear” ganhou um nova acepção: a de atribuir aos nossos aparelhos maiores possibilidades de uso, como uma espécie de jailbreaking do Android.
Na verdade, o conceito é mais simples e é comum a qualquer sistema baseado no kernel linux, como é o caso do Android: por padrão, o usuário não possui acesso aos arquivos do sistema e está confinado ao diretório de usuário (/home). Para garantir acesso aos níveis mais acima, é preciso atribuir autorização de superuser, para que seja possível realizar ações sudo (super user do). Nos sistemas Android, o superuser (ou o famoso acesso root) é bloqueado por padrão. Isso ocorre porque, com acesso root, o usuário poderia alterar configurações que têm o potencial de prejudicar o aparelho. E, além disso, seria possível retirar aplicativos e afins que as fabricantes enxertam no Android antes de enviá-los às lojas. Por isso, liberar o acesso root no Android resulta na invalidação da garantia do aparelho.
Root no Android
Root: vai ou não?

Então, se é bloqueado por padrão e resulta na perda da garantia, porque fazer root no Android?

A resposta à pergunta acima é direta: para introduzir no seu aparelho funções que não constam no Android comum. Com o acesso root liberado, abre-se a possibilidade de utilizar aplicativos que ampliam as opções do usuário sobre o sistema de seu smartphone. Quer desinstalar aplicativos que vieram por padrão? Quer mudar o gerenciamento de memória ou experimentar um overclock no seu processador? Deseja tirar um screenshot ou mudar todo o sistema do aparelho? Todas essas atividades requererão acesso root…
Embora muitas opções que antes só eram alcançadas por meio de root já apareçam liberadas por padrão nas novas versões do Android, fazer esse procedimento no seu Android ainda é uma ótima opção, especialmente para quem pretende levar a usabilidade de seu dispositivo a outro nível.

Como rootear meu aparelho?

Cada aparelho Android terá um procedimento diferente para garantir o acesso root. As opções “universais”, que funcionam em todos os aparelhos, são poucas e, algumas vezes, apresentam falta de compatibilidade com algumas marcas ou modelos. Ainda sim, existe atualmente um procedimento do tipo “universal” que costuma ser muito recomendado: O programa Unlock Root.
O Unlock Root é compatível com muitos aparelhos e você pode verificar a lista neste link. Observe também se, além do seu aparelho, a versão do Android é compatível com o programa.

Passo a passo:

Certifique-se que todos os drivers necessários para reconhecer seu aparelho quando plugado ao seu computador estão instalados. Você pode encontrá-los no site da fabricante ou instalá-los por meio dos programas “oficiais” (como o Kies, no caso da Samsung)
Faça o download do Unlock Root e instale-o no seu computador. O programa é compatível somente com Windows xp/Vista/7.
Root no Android com o Unlock Root

No seu aparelho, marque a opção Depuração USB: vá em Configuracões, entre na opçãoAplicativos e, depois, na opção Desenvolvimento. Aqui, marque a opção Depuração USB. Quando conectado ao PC, você pode conferir na barra de notificações do Android um alerta de Depuração USB ativada.

Root no Android com o Unlock Root

Conecte seu aparelho ao PC e rode o UnlockRoot. Aguarde a detecção de seu dispositivo, e, por fim, clique em “Root”

Root no Android com o Unlock Root
Clique em Root, selecione seu aparelho e pronto!

Reinicie seu aparelho e, finalmente, tenha acesso root no seu Android.
Não se esqueça que o Unlock Root não é a única maneira de rootear seu aparelho e, além disso, alguns podem ter problemas de compatibilidade. Caso você queira descobrir outros métodos, deixe seu comentário abaixo ou simplesmente pesquise: há farto material sobre Android na web e, com certeza, você encontrará uma solução para seu caso.


Atenção!Muita atenção ao lidar com seu aparelho, leia bastante e proceda com cautela. Nós não temos qualquer responsabilidade pelos resultados obtidos ao seguir qualquer dos nossos tutoriais ou dicas.

Category: , ,

Um comentário:

  1. Colega, tenho um Cube U30GT-H, v1.03 android 4.0.4, não entendo nada de android ainda, queria rootear para apagar os aplicativos nativos entre outras coisas, como faço isso? teria algum tutorial para leigos ou voce saberia me dizer como proceder??? meu email é joaolucena.fenix@gmail.com

    ResponderExcluir